Ambiente Construído E Sustentabilidade

O crescente compromisso com sustentabilidade no ambiente construído tem contribuído para ampliar as possibilidades de pesquisas em Arquitetura e Urbanismo, com interdisciplinaridade em áreas afins, tais como a geografia, a psicologia, as engenharias, entre outras

, como os estudos urbanos e os de avaliação de edificações. Muitas dessas pesquisas podem ser apenas informativas, e que dão um panorama do estado da arte, outras podem ter aplicação prática no sentido de subsidiar o planejamento urbano e intervenções projetuais em edificações e espaço urbano, comprometidas com meio ambiente e, consequentemente, com a qualidade de vida urbana. Neste contexto, o livro Ambiente Construído e Sustentabilidade apresenta 10 capítulos que englobam essa questão e que foram divididos nos seguintes temas: Espaços Urbanos, Espaços Acessíveis e Espaços habitacionais. No tema “Espaços urbanos”, o primeiro artigo intitulado “Reabilitação do espaço público. Aplicabilidade da simulação computacional da ventilação no processo de urbanização”, da professora Marta Adriana Bustos Romero da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo -FAU – Universidade de Brasília-UNB, especialmente convidada para essa edição, mostra uma análise das condições climático-ambientais na área central de Brasília-DF. A autora relacionou os elementos urbanos do setor (topografia e uso do solo) e do lugar (morfologia, edifícios, espaços abertos e vegetação) com os parâmetros climáticos, utilizando simulação computacional, para identificar a influência das edificações na ventilação natural e no desempenho térmico na escala local. O segundo “Espaços públicos permeáveis: compromisso com a sustentabilidade urbana”, da autora Eloisa Carvalho de Araújo, ressalta como os aspectos da vitalidade urbana e da qualidade do ambiente dos espaços públicos se complementam e possuem compromissos com a sustentabilidade na cidade contemporânea. O foco do artigo é a permeabilidade do espaço público, que “tende a articular as dimensões ambiental e social da sustentabilidade”. O terceiro, denominado “Métodos e técnicas em climatologia urbana: abordagens para o estudo do campo térmico das cidades”, dos autores Margarete Cristiane de Costa Trindade Amorim Larissa Piffer Dorigo e Renata dos Santos Cardoso, disponibiliza informações sobre métodos e técnicas utilizados em estudos de clima urbano.

Links para Download

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Mais Lidos

Blog

Ambiente Construído E Sustentabilidade

O crescente compromisso com sustentabilidade no ambiente construído tem contribuído para ampliar as possibilidades de pesquisas em Arquitetura e Urbanismo, com interdisciplinaridade em áreas afins, tais como a geografia, a psicologia, as engenharias, entre outras, como os estudos urbanos e os de avaliação de edificações. Muitas dessas pesquisas podem ser apenas informativas, e que dão um panorama do estado da arte, outras podem ter aplicação prática no sentido de subsidiar o planejamento urbano e intervenções projetuais em edificações e espaço urbano, comprometidas com meio ambiente e, consequentemente, com a qualidade de vida urbana. Neste contexto, o livro Ambiente Construído e Sustentabilidade apresenta 10 capítulos que englobam essa questão e que foram divididos nos seguintes temas: Espaços Urbanos, Espaços Acessíveis e Espaços habitacionais. No tema “Espaços urbanos”, o primeiro artigo intitulado “Reabilitação do espaço público. Aplicabilidade da simulação computacional da ventilação no processo de urbanização”, da professora Marta Adriana Bustos Romero da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo -FAU – Universidade de Brasília-UNB, especialmente convidada para essa edição, mostra uma análise das condições climático-ambientais na área central de Brasília-DF. A autora relacionou os elementos urbanos do setor (topografia e uso do solo) e do lugar (morfologia, edifícios, espaços abertos e vegetação) com os parâmetros climáticos, utilizando simulação computacional, para identificar a influência das edificações na ventilação natural e no desempenho térmico na escala local. O segundo “Espaços públicos permeáveis: compromisso com a sustentabilidade urbana”, da autora Eloisa Carvalho de Araújo, ressalta como os aspectos da vitalidade urbana e da qualidade do ambiente dos espaços públicos se complementam e possuem compromissos com a sustentabilidade na cidade contemporânea. O foco do artigo é a permeabilidade do espaço público, que “tende a articular as dimensões ambiental e social da sustentabilidade”. O terceiro, denominado “Métodos e técnicas em climatologia urbana: abordagens para o estudo do campo térmico das cidades”, dos autores Margarete Cristiane de Costa Trindade Amorim Larissa Piffer Dorigo e Renata dos Santos Cardoso, disponibiliza informações sobre métodos e técnicas utilizados em estudos de clima urbano.

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Pesquisar

Mais Lidos

Blog