A Escola De Minas De Ouro Preto

Duas instituições de ensino têm importância decisiva na vida de Minas Gerais: o Caraça e a Escola de Minas de Ouro Preto. Elas realizaram, em certa época, trabalho expressivo em matéria de educação, valendo pelo que foi feito no preparo de pessoal e pelo acento de originalidade dado à vida da área.

Daí o seu relevo, justificativo de atenções. Mais que simples escolas, são unidades formadoras de determinada marca regional. Seu estudo se impõe e pode contribuir para esclarecimento da realidade tanto como as notas políticas ou econômicas. E ele vem sendo feito, como se vê pelas obras dedicadas à fixação de trajetórias de escolas e cursos, reveladoras de algo mais que resultado de aulas, ou de centros de investigação.
A Escola de Minas vem de ser objeto de bem elaborado livro, pelo sociólogo e cientista político José Murilo de Carvalho, A Escola de Minas de Ouro Preto: o peso da glória. Nele, mais uma vez se evidenciam suas qualidades de pesquisador, já afirmadas antes, em tese de doutorado, na Universidade de Stanford, sobre as elites políticas na construção do Estado no Brasil imperial (Califórnia, 1974).O pesquisador fez levantamento tão completo quanto possível do material indispensável à compreensão de seu tema e o elabora com metodologia severa, de pronunciada conotação histórica. Com o domínio de instrumental teórico e fina acuidade, pôde realizar interpretação dos elementos obtidos, de modo que os temas são convenientemente explicados em análises que se afirmam pela abrangência e profundidade.
Assim é este livro. O Autor dividiu-o em três partes: criação e consolidação da Escola, seu impacto, dificuldades e declínio. Na primeira, os antecedentes da iniciativa, a personalidade do fundador, o ato de fundação, os embaraços até que a ideia se consolidasse; na segunda, a peculiaridade da promoção, o destino dos ex-alunos e o papel da Escola no desenvolvimento econômico, na política e na política mineral; na terceira, como as dificuldades levam ao crepúsculo, com os sintomas de decadência e suas causas convenientemente apontadas, bem como a alternativa possível ante o dilema de morte digna ou vida nova. A sólida arquitetura do trabalho permite ao Autor escrever a conclusão de modo objetivo, pois desenvolveu o esforço em busca de um resultado. É interessante, assim, acompanhar a iniciativa em todas as vicissitudes, da criação à atualidade.

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Duas instituições de ensino têm importância decisiva na vida de Minas Gerais: o Caraça e a Escola de Minas de Ouro Preto. Elas realizaram, em certa época, trabalho expressivo em matéria de educação, valendo pelo que foi feito no preparo de pessoal e pelo acento de originalidade dado à vida da área. Daí o seu relevo, justificativo de atenções. Mais que simples escolas, são unidades formadoras de determinada marca regional. Seu estudo se impõe e pode contribuir para esclarecimento da realidade tanto como as notas políticas ou econômicas. E ele vem sendo feito, como se vê pelas obras dedicadas à fixação de trajetórias de escolas e cursos, reveladoras de algo mais que resultado de aulas, ou de centros de investigação.
A Escola de Minas vem de ser objeto de bem elaborado livro, pelo sociólogo e cientista político José Murilo de Carvalho, A Escola de Minas de Ouro Preto: o peso da glória. Nele, mais uma vez se evidenciam suas qualidades de pesquisador, já afirmadas antes, em tese de doutorado, na Universidade de Stanford, sobre as elites políticas na construção do Estado no Brasil imperial (Califórnia, 1974).O pesquisador fez levantamento tão completo quanto possível do material indispensável à compreensão de seu tema e o elabora com metodologia severa, de pronunciada conotação histórica. Com o domínio de instrumental teórico e fina acuidade, pôde realizar interpretação dos elementos obtidos, de modo que os temas são convenientemente explicados em análises que se afirmam pela abrangência e profundidade.
Assim é este livro. O Autor dividiu-o em três partes: criação e consolidação da Escola, seu impacto, dificuldades e declínio. Na primeira, os antecedentes da iniciativa, a personalidade do fundador, o ato de fundação, os embaraços até que a ideia se consolidasse; na segunda, a peculiaridade da promoção, o destino dos ex-alunos e o papel da Escola no desenvolvimento econômico, na política e na política mineral; na terceira, como as dificuldades levam ao crepúsculo, com os sintomas de decadência e suas causas convenientemente apontadas, bem como a alternativa possível ante o dilema de morte digna ou vida nova. A sólida arquitetura do trabalho permite ao Autor escrever a conclusão de modo objetivo, pois desenvolveu o esforço em busca de um resultado. É interessante, assim, acompanhar a iniciativa em todas as vicissitudes, da criação à atualidade.

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