Amargo Perfume

Amargo Perfume: A presente pesquisa se configura a partir de processos criativos em dança, tendo os sentidos do olfato e do paladar como estímulos primeiros à criação. Propõe uma escolha específica no que se refere às técnicas corporais, utilizando a improvisação em sua possibilidade integradora entre preparação corporal, interpretação e criação.

O resultado da pesquisa, além dos três espetáculos decorrentes dos processos criativos desenvolvidos, é a configuração de propostas metodológicas em dança contemporânea.
Os primeiros perfumes destacados pela tese apresentam as referências de pesquisa em relação aos sentidos do olfato e do paladar, justificando o recorte escolhido.
Referências interdisciplinares entre psicologia, história, literatura, cinema, neurociências, ciências cognitivas, entre outras, evidenciam como estes sentidos aparecem e são tratados nestas áreas do conhecimento focalizando, finalmente, sua utilização em metodologias artísticas na dança e no teatro.
No que concerne aos processos criativos, o primeiro espetáculo desenvolvido, Amargo Perfume, utilizou como estímulo de criação o cheiro do café. O segundo, intitulado Intenso, enfatizou os sabores do vinho tinto cabernet. E o último espetáculo desenvolvido, Variações sobre chocolates, utilizou não apenas os estímulos olfativos e gustativos, mas também as informações táteis de chocolates diversos. Os dois primeiros trabalhos foram configurados como solo e o último desenvolveu-se em grupo como necessidade de aplicação das metodologias da pesquisa.
Degustando os sabores, as metodologias geradoras e decorrentes das criações, que vêm sendo pesquisadas desde 2001, são apresentadas em duas partes. A primeira relaciona diretamente os sentidos da percepção aos fatores do movimento de Laban em processos de improvisação. A segunda focaliza mais a criação a partir dos sentidos do olfato e do paladar, valorizando as contribuições e possibilidades destes sentidos, especificamente, para a criação coreográfica. As propostas podem ser integradas, promover interfaces e têm a improvisação como fundamento básico e agregador entre técnicas de preparo corporal, de composição e interpretação cênica.
Uma última variação metodológica, nos moldes mais tradicionais de uma aula de dança, com estrutura de chão, centro e diagonal, é apresentada em anexo como contribuição aos mais diversos profissionais das artes corporais e cênicas.
Na discussão final, tessitura aromática saborosa, a presente pesquisa reflete sobre as contribuições das criações e metodologias desenvolvidas para o cenário atual da dança contemporânea, contextualizando as questões do corpo e da dança a partir do referencial dos sentidos.

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Amargo Perfume: A presente pesquisa se configura a partir de processos criativos em dança, tendo os sentidos do olfato e do paladar como estímulos primeiros à criação. Propõe uma escolha específica no que se refere às técnicas corporais, utilizando a improvisação em sua possibilidade integradora entre preparação corporal, interpretação e criação. O resultado da pesquisa, além dos três espetáculos decorrentes dos processos criativos desenvolvidos, é a configuração de propostas metodológicas em dança contemporânea.
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Degustando os sabores, as metodologias geradoras e decorrentes das criações, que vêm sendo pesquisadas desde 2001, são apresentadas em duas partes. A primeira relaciona diretamente os sentidos da percepção aos fatores do movimento de Laban em processos de improvisação. A segunda focaliza mais a criação a partir dos sentidos do olfato e do paladar, valorizando as contribuições e possibilidades destes sentidos, especificamente, para a criação coreográfica. As propostas podem ser integradas, promover interfaces e têm a improvisação como fundamento básico e agregador entre técnicas de preparo corporal, de composição e interpretação cênica.
Uma última variação metodológica, nos moldes mais tradicionais de uma aula de dança, com estrutura de chão, centro e diagonal, é apresentada em anexo como contribuição aos mais diversos profissionais das artes corporais e cênicas.
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