Identidades Judaicas No Brasil Contemporâneo

Referindo-se ao papel dos sociólogos na modernidade, Zygmunt Bauman caracteriza-os como legisladores, isto é, como responsáveis por formular diagnósticos e prognósticos sobre o conjunto da sociedade, identificar seus males e propor remédios.

A agenda das Ciências Sociais no Brasil foi elaborada, até recentemente, dentro desta perspectiva, em torno do tema da construção do Estado nacional e seus grandes atores, as classes sociais. O estudo das identidades coletivas e da cultura foram elaborados no contexto desta problemática, particularmente em torno dos conceitos de “nacional” e “popular”.
Na última década, com a democratização do país, com o surgimento ou fortalecimento de movimentos sociais que apostarei na diferença e na identidade própria e, particularmente, com os processos de globalização que deslocam os temas de identidade, cultura e etnia para planos supra ou infranacionais, começa a surgir uma preocupação maior com a formação de identidades e padrões específicos de grupos étnicos ou “raciais” que anteriormente eram desconhecidos ou subsumidos na problemática da estrutura social mais ampla da sociedade.
Identidades Judaicas No Brasil Contemporâneo procura contribuir para o conhecimento de um setor da sociedade que não se enquadra nos temas tradicionais, na medida em que trata de um grupo cuja identidade cultural foge dos padrões e preocupações típicas do que foi a agenda dominante das Ciências Sociais no Brasil até bem pouco tempo. Apesar de os judeus terem um papel importante na construção de movimentos políticos e ideológicos, na vida econômica e científica do Brasil, são pouquíssimos os trabalhos que procuraram compreender os processos socioculturais de formação e transformação da comunidade judaica no Brasil.
Identidades Judaicas No Brasil Contemporâneo reúne trabalhos — apresentados na III Conferência da Brazilian Studies Association realizada no King's College, Cambridge, em setembro de 1996 — de pesquisadores, quase todos, sociólogos de diferentes instituições. O resultado foi fecundo, não apenas pela variedade de temas abordados e diversidade de enfoques adotados, como pelo caráter pioneiro e polêmico dos trabalhos, que esperamos venham estimular outros pesquisadores.

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Identidades Judaicas No Brasil Contemporâneo

Referindo-se ao papel dos sociólogos na modernidade, Zygmunt Bauman caracteriza-os como legisladores, isto é, como responsáveis por formular diagnósticos e prognósticos sobre o conjunto da sociedade, identificar seus males e propor remédios. A agenda das Ciências Sociais no Brasil foi elaborada, até recentemente, dentro desta perspectiva, em torno do tema da construção do Estado nacional e seus grandes atores, as classes sociais. O estudo das identidades coletivas e da cultura foram elaborados no contexto desta problemática, particularmente em torno dos conceitos de “nacional” e “popular”.
Na última década, com a democratização do país, com o surgimento ou fortalecimento de movimentos sociais que apostarei na diferença e na identidade própria e, particularmente, com os processos de globalização que deslocam os temas de identidade, cultura e etnia para planos supra ou infranacionais, começa a surgir uma preocupação maior com a formação de identidades e padrões específicos de grupos étnicos ou “raciais” que anteriormente eram desconhecidos ou subsumidos na problemática da estrutura social mais ampla da sociedade.
Identidades Judaicas No Brasil Contemporâneo procura contribuir para o conhecimento de um setor da sociedade que não se enquadra nos temas tradicionais, na medida em que trata de um grupo cuja identidade cultural foge dos padrões e preocupações típicas do que foi a agenda dominante das Ciências Sociais no Brasil até bem pouco tempo. Apesar de os judeus terem um papel importante na construção de movimentos políticos e ideológicos, na vida econômica e científica do Brasil, são pouquíssimos os trabalhos que procuraram compreender os processos socioculturais de formação e transformação da comunidade judaica no Brasil.
Identidades Judaicas No Brasil Contemporâneo reúne trabalhos — apresentados na III Conferência da Brazilian Studies Association realizada no King’s College, Cambridge, em setembro de 1996 — de pesquisadores, quase todos, sociólogos de diferentes instituições. O resultado foi fecundo, não apenas pela variedade de temas abordados e diversidade de enfoques adotados, como pelo caráter pioneiro e polêmico dos trabalhos, que esperamos venham estimular outros pesquisadores.

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