Rodolfo Teixeira – Memória Histórica Da Faculdade De Medicina Do Terreiro De Jesus (1943- 1995)

Posted on Posted in História, Medicina

Esta publicação, escrita com esmero e carinho especiais, é um depoimento de personagem e autor, o testemunho de uma época, mas é, sobretudo, uma profunda e eloquente declaração de amor.
Não é apenas a memória histórica da Faculdade de Medicina do Terreiro de Jesus, de 1943 a 1995, cujo preparo sugeri à congregação da escola médica primaz do Brasil, enquanto seu diretor, em um dia de inspirada reunião. A escolha, para escrevê-la, do nome de um de seus mais lídimos e dedicados representantes, foi um momento de felicidade, vez que o prognóstico do empreendimento, que era um desafio, passou a se afigurar extremamente favorável.
Mas o que vamos avidamente ler, de uma só assentada, superou as expectativas. Não é o frio resumo de mais de meio século da existência recente da idolatrada Faculdade de Medicina da Bahia, hoje da Universidade Federal da Bahia. É o expressivo relato de alguém que viveu intensamente, relevante e produtiva parte de sua existência na Faculdade e que recorda os acontecimentos, atos e fatos, enxergados com clareza através de uma ótica participativa.
Quem vivencia de perto e envolvidamente as dificuldades e desditas de uma instituição como a nossa, aprende a amá-la ainda mais e mais se orgulha de seus feitos gloriosos e se dispõe a ser o arauto de suas realizações.
Este livro preenche uma lacuna, se constitui em uma ponte de há muito necessária entre o passado e o presente e é um incentivo para o futuro.
É uma mensagem a um só tempo realista e otimista do hoje sobre o ontem, visando o amanhã. O professor Rodolfo dos Santos Teixeira, autor e personagem, é, além de cuidadoso e apaixonado relator destes vividos comentários e anotações, um dos heróis desta jornada. Um de seus líderes, um de seus operários, um soldado. Chefe e companheiro, estímulo e exemplo. Faz parte de um rol muito especial – ele é um daqueles que pode escrever, com propriedade e autoridade, páginas definitivas da saga desta casa e desta gente, pode redigir o sumário de um momento de transição, de altos e baixos, sempre porém mais altos do que baixos, apesar dos óbices, dos empecilhos, das barreiras.

Deixe uma resposta