Para tentar dizer com sabedoria, Expressões de Sabedoria, antes de se 17 fazer livro, aprisionado para perpetuar momentos vividos na FACED, se fez livre. Livro e livre, morfologicamente similares, nem sempre possuem o mesmo significado. Todo mundo sabe disso. Mas, essa preparação de cena é para introduzir duas situações complementares, porém diferenciadas: idéias que se transformaram em fatos e fatos e idéias que foram aproveitados em forma de livro.
A história se principia com o despontar de mais um ano letivo: primeiro semestre de 2001, quando a FACED resolveu modificar a forma de inaugurá-lo, escolhendo o diálogo com pessoas não vinculadas diretamente ao mundo acadêmico universitário, as quais, atuando em áreas menos ou mais próximas das nossas, trouxessem para o nosso meio idéias, experiências e constructos provocadores de diálogos mais excitantes. Denominamos os diálogos de Conversas com …
Esse foi o início, “no princípio era o verbo”, essa foi a idéia que se desdobrou em fatos. Foi possível trazer, para dentro de uma Universidade, para dentro de uma Faculdade de Educação, pessoas que nela ou não transitam, ou o fazem com pouca constância. Além de não transitarem freqüentemente, são pessoas com “modus faciendi” e “modus vivendi” bem diferentes das que por aqui habitam. Foi, inclusive, possível observar que, mesmo quando existia uma grande sintonia de idéias, formas e jeitos de conduzir as coisas, era possível tencionar essas relações pois, antes de mais nada, eram relações entre diversos saberes. E, nessa tensão, que coincidentemente rima com canção, sem sofisticação alguma, houve possibilidades para processamento de novos saberes, fazeres e conheceres… Tudo isso, diga-se de passagem, guardando estreita coerência com a nossa visão de direção e com o próprio plano de gestão para a Faculdade o qual se intitula Construindo uma escola sem rumos e que prevê ações por um período muito maior do que a gestão atual (2000-2004), podendo não somente extrapolar esse período como ser elemento de uma construção coletiva que defina, no seu conjunto, os possíveis caminhos da Faculdade nos anos subseqüentes.

Deixe uma resposta