A Secretaria de Publicações da Sociedade Hegel Brasileira organizou este livro, no ano em que comemoramos 200 anos da primeira publicação da Enciclopédia das Ciências Filosóficas de G. W. F. Hegel: 1817 – 2017.
Agradecemos aos autores que participaram desta obra comemorativa, escolhendo parágrafos das três partes da Enciclopédia (Lógica, Natureza e Espírito), elaborando suas abordagens conforme seu ponto de vista interpretativo que espelha a recepção da obra hegeliana no Brasil.
A comunidade filosófica hegeliana avança tanto na tradução dos textos, como na recepção e interpretação de Hegel. Constatamos que o número de pesquisadores vem crescendo e a qualidade da pesquisa torna-se cada vez mais relevante.
Expressamos nosso reconhecimento a Paulo Meneses, tradutor e José Machado, colaborador, pela tradução em português dos três volumes da Enciclopédia das Ciências Filosóficas em Compêndio: Vol. I: A Ciência da Lógica; Vol. II: Filosofia da Natureza; e Vol. III: Filosofia do Espírito. Na Nota do Tradutor, Paulo Meneses afirma que “a finalidade desta tradução é fazer acessível esta obra fundamental de Hegel a estudantes de filosofia no Brasil”.
Que ao comemorarmos o bicentenário da primeira publicação da Enciclopédia de Hegel, sejamos provocados a prosseguir na finalidade de tornar acessível a obra hegeliana e avançarmos na pesquisa filosófica brasileira.

Deixe uma resposta