Este livro é um dos resultados do VIII Encontro Regional Sul da Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO), realizado no campus da Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, Brasil.
Um dos resultados porque somos sabedores que um acontecimento produz múltiplos encontros e afecções; que dele é possível uma diversidade de linhas de pensamentos e ações, linhas de fuga, rompimentos, construções, destruições e subjetivações. Até mesmo, linhas de reação, conservação e manutenção. Por isso, o que temos em mãos está distante de uma síntese do encontro, longe de caracterizar a unidade de um discurso, mas sim, saudavelmente, apontar para a multifonia, para a diferença.
Chama a atenção para sinfonias dissoantes, para os compassos harmônicos que compõe músicas que inventam a vida, que improvisam novas melodias que se ouviram em Santa Maria. Oferece visibilidade às alianças possíveis e às distancias necessárias; assumir a possibilidade de viver e criar com as diferenças na Psicologia Social. Desde que, é óbvio, disponibilizem-se ao envolvimento intenso de uma prática social ética e política.
Para cumprir com o objetivo de ser esta janela para olhares diferentes, este livro contém uma primeira parte, que é composta pelos textos oriundos das mesas redondas e dos seminários abertos realizados no Encontro. Os autores participaram destes acontecimentos como integrantes das mesas e responsáveis pelos seminários e são eles: Sílvia T.M. Lane, Pedrinho Guareschi, Edson Passetti, José Paulo Bisol, Alejandro Raggio, Gabriel Eira e Tânia Mara Galli Fonseca. Uma segunda parte é composta por textos resultantes das discussões dos grupos de trabalho realizados durante dois dias no Encontro. Os autores destes textos participaram dos grupos e assumiram o papel de coordenadores dos grupos, responsabilizando-se também por redigir o que ora se apresenta. São eles: Neuza M.F. Guareschi, Deise Juliana Francisco, Marília Veronese e Ana Luisa Menezes. Ao final, encontra-se um manifesto sobre Psicologia Social, de autoria de Gregório Baremblitt que impossibilitado de atender o convite para participar do Encontro enviou-o para ser lido e permitiu sua publicação neste livro.

Deixe uma resposta