João Pedro Braga & Cássius Klay Nascimento – A Visita De Marie Curie Ao Brasil

Posted on Posted in Biografia, Ciências, Física, Química

Em 2011 celebrou-se o Ano internacional da Química, ano dedicado à grande cientista, Marie Curie, detentora de dois prêmios Nobel. Fato menos conhecido é a passagem desta ilustre cientista pelo Brasil, por um período de 45 dias.
Ainda em 2011, os autores do presente livro abordaram a visita de Marie Curie especificamente a Belo Horizonte. O tópico recebeu uma motivação adicional em 2017, em que os 150 anos do nascimento de Marie Sklodowska Curie são celebrados, resultando no presente livro.
Talvez você já tenha ouvido falar de Marie Curie, cientista que conduziu pesquisas pioneiras no ramo da radioatividade. Polonesa, Marie Sklodowska Curie (1867-1934) ganhou dois prêmios No­bel, um de Física outro Quí­mica, e se tor­nou a primei­ra mu­lher a dar aulas na Universidade Sorbonne, na França, uma das mais antigas da Europa.
Agora, um fato curioso e pouco conhecido é que a cientista, aos 59 anos, em 1926, visitou o Brasil, inclusive Minas Gerais! Sim, Marie Curie esteve no Rio de Janeiro, então capital do país, São Paulo e Minas, e dialogou com cientistas, jornalistas e políticos da época. Quem chega para trazer luz à essa história, são os pesquisadores mineiros Cássius Klay Nascimento e João Pedro Braga, através do livro “A Visita de Marie Curie ao Brasil” (Livraria da Física, 116 páginas).
A partir de um resgate histórico dessa importante viagem científica, discute-se a importância, a vida particular e científica de Marie Curie para a humanidade, bem como a sua relação com os cientistas e estudantes brasileiros que se relacionou e trabalhou durante sua viagem.
Para Cássius Klay Nascimento, escrever sobre Marie Curie é também exaltar e reconhecer a valorosa contribuição das mulheres ao desenvolvimento da ciência. “A grande revolução que veio junto com as descobertas de Marie Curie, numa sociedade em que o preconceito em relação às mulheres estava profundamente enraizado, serve hoje de exemplo de dedicação, luta e perseverança. Madame Curie foi um símbolo marcante na luta pela igualdade de direito das mulheres”, destaca o autor.

Deixe uma resposta