Informação E Persuasão Na Web

O projecto Informação e Persuasão na Web, do LabCom, definiu como seu objectivo central estudar os princípios a que terá de obedecer a construção das páginas Web das instituições de ensino superior públicas portuguesas.


Delineou-se, para a consecução de tal objectivo, uma investigação centrada nos utilizadores, e que confrontasse estes com as diversas possibilidades de organização da informação, de modo a apurar as que se revelariam, de facto, quer como as mais persuasivas, quer como as mais satisfatórias das necessidades e interesses desses mesmos utilizadores.
Deste modo, a metodologia compreendia duas componentes, uma mais teórica e outra mais empírica.
Em relação à componente teórica, ela decorria, no essencial, do quadro do que se tem vindo a chamar a “retórica online”, que procura determinar as condições e características que a persuasão assume no novo meio que é a Internet, e em particular na sua componente Web. Traduziu-se na organização de múltiplas conferências, seminários e colóquios, com investigadores nacionais e estrangeiros da área da retórica e da persuasão, bem como na produção de diversas comunicações, artigos e livros sobre o tema – de que são exemplos os dois volumes sobre Retórica e Mediatização, um já publicado e o outro em fase de acabamento.
Em relação à componente empírica do projecto, que aqui nos interessa especificamente, ela compreendeu as actividades seguintes:
I) 2º Semestre de 2005: tendo como base a grelha analítica aplicada em estudo com objectivos similares por Hugo Pardo Kuklinski, em que se introduziram as adaptações consideradas necessárias, procedeu-se à análise dos sítios Web de uma amostra de nove Universidades públicas portuguesas.
II) Junho e Julho de 2007: foi feita a construção do protótipo de uma página Web de universidade, para servir de base ao inquérito aos alunos do 12o ano candidatos à matrícula no 1o ano dos diversos cursos da UBI, incluindo um questionário também criado para o efeito.
III) De 17 a 21 de Setembro de 2007 e 15 a 19 de Outubro de 2007: procedeu-se à realização do inquérito aos alunos do 12o ano candidatos à matrícula no 1o ano dos diversos cursos da UBI.

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Em relação à componente teórica, ela decorria, no essencial, do quadro do que se tem vindo a chamar a “retórica online”, que procura determinar as condições e características que a persuasão assume no novo meio que é a Internet, e em particular na sua componente Web. Traduziu-se na organização de múltiplas conferências, seminários e colóquios, com investigadores nacionais e estrangeiros da área da retórica e da persuasão, bem como na produção de diversas comunicações, artigos e livros sobre o tema – de que são exemplos os dois volumes sobre Retórica e Mediatização, um já publicado e o outro em fase de acabamento.
Em relação à componente empírica do projecto, que aqui nos interessa especificamente, ela compreendeu as actividades seguintes:
I) 2º Semestre de 2005: tendo como base a grelha analítica aplicada em estudo com objectivos similares por Hugo Pardo Kuklinski, em que se introduziram as adaptações consideradas necessárias, procedeu-se à análise dos sítios Web de uma amostra de nove Universidades públicas portuguesas.
II) Junho e Julho de 2007: foi feita a construção do protótipo de uma página Web de universidade, para servir de base ao inquérito aos alunos do 12o ano candidatos à matrícula no 1o ano dos diversos cursos da UBI, incluindo um questionário também criado para o efeito.
III) De 17 a 21 de Setembro de 2007 e 15 a 19 de Outubro de 2007: procedeu-se à realização do inquérito aos alunos do 12o ano candidatos à matrícula no 1o ano dos diversos cursos da UBI.

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