Ricardo Timm De Souza & Marco Antonio De Abreu Scapini (Orgs.) – Derrida E O Pensamento Contemporâneo

Posted on Posted in Filosofia

A presente publicação trata de tema de crescente interesse tanto na academia como nos meios cultos contemporâneos: a renovada presença do pensamento de J. Derrida, já em recepção madura, no contexto das mais diferentes especialidades e intersecções hermenêuticas da contemporaneidade.
De fato desde sua morte prematura, em 2004, a influência do autor só faz crescer em áreas como a Filosofia, a História, a Psicanálise, a Psicologia, o Direito, a Literatura, os Estudos Culturais, entre tantas outras.
O pretexto – ou pré-texto – para a confecção da presente obra remonta ao Seminário realizado no 2º semestre de 2016 no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCRS, intitulado ESPÍRITO E ESPECTROS DA FILOSOFIA POLÍTICA – Spinoza, Benjamin, Agamben, Levinas e Derrida em diálogo desde “Espectros de Marx”.
De fato, os espectros que retornam em uma época de profunda depressão social, política e cultural – não apenas em termos nacionais, mas igualmente internacionais – trazem consigo, no diálogo com grandes pensadores do passado e do presente, a acutilância de novas e por vezes inusitadas possibilidades interpretativas do presente desde as brumas sobreviventes do passado.
É a essas novas possibilidades interpretativas e à sua explanação dialogal que os dezenove autores dirigiram seus esforços, resultando em um conjunto de textos que abrangem temas e provocações tão variados como a Ética Animal, o mal-estar psicanalítico, o tema do fetichismo, a relação entre o pensamento de Derrida e o Ubuntu do pensamento africano, os desafios da criminologia e a “democracia por vir”, entre outros.
Ao leitor caberá julgar a fidelidade – ou criativa infidelidade – à herança derridiana que tais textos são capazes de sugerir, na observância sensível do tema simultaneamente mais fátuo e mais concreto de todos os que habitam a urgência do presente: a espectralidade incisiva e incontornável que não renuncia à responsabilidade pelo futuro.

Deixe uma resposta