Formação Pela Pesquisa

Formação Pela Pesquisa é um resultado concreto, entre muitos outros, do trabalho que vem sendo desenvolvido por toda a comunidade do Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação para a formação qualificada, pela pesquisa, de profissionais da educação.


O Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação da UFBA oferece Cursos de Mestrado e de Doutorado, sendo a proposta atual decorrente de uma evolução que teve início em 1972 com a primeira turma de Mestrado. Em 1992, foi criado o Curso de Doutorado, tendo como princípio a política de expansão gradual dos cursos de Pós-Graduação, recomendado oficialmente pela CAPES/MEC, em 09/08/96, passando a integrar o Sistema Nacional de Pós-Graduação.
O PPGE objetiva a formação de profissionais qualificados para o exercício de atividades de ensino, de pesquisa e para a produção de conhecimento no campo da educação. Nessa perspectiva, tem como foco:
- Formar o profissional de Educação (docente, pesquisador, técnico e consultores em geral) capaz de elaborar e implementar projetos de pesquisa inovadores e de pertinência socioeducacional;
- Constituir-se em instância de reflexão coletiva sobre as práticas e as teorias pedagógicas;
- Desenvolver pesquisas e análises do fenômeno educacional, em suas múltiplas relações sociais e culturais.
No ano de 2006, o Colegiado do PPGE concluiu as mudanças na estrutura da concepção curricular do Programa, tendo como preocupações fundantes: a) proporcionar um maior dinamismo na formação proposta; b) diminuir o tempo de conclusão das dissertações e teses e c) densificar/estimular a atitude de pesquisa como princípio formativo, bem como uma cultura de produção, para tornar o currículo mais dinâmico e próximo da capacidade dos alunos efetivarem a gestão da sua própria formação com criatividade no seio dos Grupos de Pesquisa, eliminando disciplinas obrigatórias por Linhas de Pesquisa, creditando atividades antes não creditadas e diminuindo o número de créditos.
Tanto pelas sinalizações das avaliações CAPES, quanto pelo próprio entendimento da comunidade PPGE-FACED, essas mudanças já se faziam necessárias e foram aprovadas por unanimidade pela Câmara de Pós-Graduação da UFBA.
Neste sentido já se efetivou a decisão do Colegiado em solicitar no processo de qualificação tanto dos Projetos de Mestrado quanto de Doutorado, que tais Projetos já sejam apresentados com um artigo refletindo algum aspecto da temática eleita pelos projetos. Essa decisão visa à efetivação/intensificação do que o PPGE está denominando de uma cultura de produção intensificada, bem como, busca tornar as conclusões de dissertações e teses mais céleres, diminuindo, portanto, o tempo médio de conclusão do Curso.

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Formação Pela Pesquisa é um resultado concreto, entre muitos outros, do trabalho que vem sendo desenvolvido por toda a comunidade do Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação para a formação qualificada, pela pesquisa, de profissionais da educação.
O Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação da UFBA oferece Cursos de Mestrado e de Doutorado, sendo a proposta atual decorrente de uma evolução que teve início em 1972 com a primeira turma de Mestrado. Em 1992, foi criado o Curso de Doutorado, tendo como princípio a política de expansão gradual dos cursos de Pós-Graduação, recomendado oficialmente pela CAPES/MEC, em 09/08/96, passando a integrar o Sistema Nacional de Pós-Graduação.
O PPGE objetiva a formação de profissionais qualificados para o exercício de atividades de ensino, de pesquisa e para a produção de conhecimento no campo da educação. Nessa perspectiva, tem como foco:
– Formar o profissional de Educação (docente, pesquisador, técnico e consultores em geral) capaz de elaborar e implementar projetos de pesquisa inovadores e de pertinência socioeducacional;
– Constituir-se em instância de reflexão coletiva sobre as práticas e as teorias pedagógicas;
– Desenvolver pesquisas e análises do fenômeno educacional, em suas múltiplas relações sociais e culturais.
No ano de 2006, o Colegiado do PPGE concluiu as mudanças na estrutura da concepção curricular do Programa, tendo como preocupações fundantes: a) proporcionar um maior dinamismo na formação proposta; b) diminuir o tempo de conclusão das dissertações e teses e c) densificar/estimular a atitude de pesquisa como princípio formativo, bem como uma cultura de produção, para tornar o currículo mais dinâmico e próximo da capacidade dos alunos efetivarem a gestão da sua própria formação com criatividade no seio dos Grupos de Pesquisa, eliminando disciplinas obrigatórias por Linhas de Pesquisa, creditando atividades antes não creditadas e diminuindo o número de créditos.
Tanto pelas sinalizações das avaliações CAPES, quanto pelo próprio entendimento da comunidade PPGE-FACED, essas mudanças já se faziam necessárias e foram aprovadas por unanimidade pela Câmara de Pós-Graduação da UFBA.
Neste sentido já se efetivou a decisão do Colegiado em solicitar no processo de qualificação tanto dos Projetos de Mestrado quanto de Doutorado, que tais Projetos já sejam apresentados com um artigo refletindo algum aspecto da temática eleita pelos projetos. Essa decisão visa à efetivação/intensificação do que o PPGE está denominando de uma cultura de produção intensificada, bem como, busca tornar as conclusões de dissertações e teses mais céleres, diminuindo, portanto, o tempo médio de conclusão do Curso.

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