Ciências Na Transição Dos Séculos

Uma análise do panorama da ciência entre o final do século XX e o início do século XXI parece sugerir mudanças em curso de tal monta que a própria natureza deste empreendimento social, a ciência moderna desenvolvida a partir do século XVII, estaria em transformação.


Por ciência moderna, tomemos, grosso modo, aquela produzida nos últimos quatro séculos e associada aos nomes de Galileu, Newton, Lavoisier, Darwin e Einstein, dentre outros, bem como à prática da produção da ciência naqueles períodos.
As mudanças seriam tanto no terreno dos conceitos quanto de seus pressupostos epistemológicos, além do terreno da sua prática, em especial em sua relação com os instrumentos científicos, a tecnologia, a inovação e a sociedade. O tom cauteloso, condicional, destas linhas iniciais justifica-se, ainda mais em um texto introdutório como este, porque somos partícipes de um intenso debate sobre a própria natureza, escopo e extensão dessa transformação.
Por essa razão, tentamos, neste texto, tanto um mapeamento dos fenômenos e das evidências dessas mudanças quanto uma resenha das ideias em debate sobre as transformações na natureza da ciência.
A distinção entre esses níveis de apresentação deve, entretanto, ser relativizada porque o próprio ato de nomear fenômenos e evidências como dados não é de todo independente da interpretação desses dados.
Não caberia forçar uma dicotomia entre componentes objetivos e subjetivos nos debates sobre a ciência contemporânea.
As três partes iniciais de Ciência na transição dos séculos são dedicadas ao que nos parecem estar dentre as mudanças conceituais, epistemológicas e de práticas mais relevantes da ciência contemporânea, quais sejam, as noções de complexidade, informação, e o uso dos computadores e das simulações.
Em seguida, apresentamos o debate sobre as mudanças em curso na prática da ciência, em especial, na autonomia das ciências e na sua relação com o mercado.
Depois, trazemos sumariamente o conteúdo de cada capítulo que integra Ciência na transição dos séculos e, por fim, formulamos algumas conclusões sobre esse debate.

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Por ciência moderna, tomemos, grosso modo, aquela produzida nos últimos quatro séculos e associada aos nomes de Galileu, Newton, Lavoisier, Darwin e Einstein, dentre outros, bem como à prática da produção da ciência naqueles períodos.
As mudanças seriam tanto no terreno dos conceitos quanto de seus pressupostos epistemológicos, além do terreno da sua prática, em especial em sua relação com os instrumentos científicos, a tecnologia, a inovação e a sociedade. O tom cauteloso, condicional, destas linhas iniciais justifica-se, ainda mais em um texto introdutório como este, porque somos partícipes de um intenso debate sobre a própria natureza, escopo e extensão dessa transformação.
Por essa razão, tentamos, neste texto, tanto um mapeamento dos fenômenos e das evidências dessas mudanças quanto uma resenha das ideias em debate sobre as transformações na natureza da ciência.
A distinção entre esses níveis de apresentação deve, entretanto, ser relativizada porque o próprio ato de nomear fenômenos e evidências como dados não é de todo independente da interpretação desses dados.
Não caberia forçar uma dicotomia entre componentes objetivos e subjetivos nos debates sobre a ciência contemporânea.
As três partes iniciais de Ciência na transição dos séculos são dedicadas ao que nos parecem estar dentre as mudanças conceituais, epistemológicas e de práticas mais relevantes da ciência contemporânea, quais sejam, as noções de complexidade, informação, e o uso dos computadores e das simulações.
Em seguida, apresentamos o debate sobre as mudanças em curso na prática da ciência, em especial, na autonomia das ciências e na sua relação com o mercado.
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