Ensino De Ciências E Matemática III

O livro Ensino de Ciências e Matemática III: contribuições da pesquisa acadêmica a partir de múltiplas perspectivas tem como objetivo comunicar e oferecer ao debate alguns resultados recentes da produção de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da UNESP, vinculado à Faculdade de Ciências do Campus de Bauru (SP).


Assim, reúne, para acesso de pesquisadores, professores e estudantes, nove relatos oriundos de trabalhos de mestrado, doutorado, pós-doutorado e similares, desenvolvidos no referido Programa e passíveis de contribuir para a discussão e o encaminhamento de uma série de questões atuais do Ensino de ciências.
Um primeiro critério para selecionar o material destinado a integrar o presente volume foi buscar textos cuja abordagem favorecesse discussões de caráter geral, isto é, discussões sobre o ensino escolar e questões sociais e culturais, sobre pesquisa em educação em ciências e sobre metaquestões que se levantam a partir das análises da história e da epistemologia das ciências naturais. Alguns textos se enquadraram melhor nessa ideia e foram então separados, ao passo que textos com outras características foram examinados tendo em vista a composição de um outro volume dessa mesma série, intitulado Ensino de Ciências e Matemática IV. Cabe notar que esse critério de separação foi usado de forma mais ou menos flexível, porque os trabalhos recebidos permitem discussões em direções diversas, e nossa intenção era somente a de favorecer o estabelecimento de relações entre diferentes propostas incluídas, e não a de demarcar rigidamente os campos de debate.
Conforme progrediu a análise dos textos submetidos, ficou claro o interesse que os pesquisadores vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência vinham demonstrando em estabelecer um diálogo com questões prementes do mundo atual. Assim, dentre os temas que eram destacados nos textos apresentados, figuraram os avanços recentes da biologia celular e molecular, a bioética, a visão de mundo da biologia evolutiva, os desafios que a ciência contemporânea coloca para a educação escolar, a inclusão de alunos portadores de deficiências, a formação para a cidadania, a alfabetização científica, a contribuição das abordagens que visam integrar conhecimentos das ciências naturais e conhecimentos das ciências humanas (recorrendo, por exemplo, ao estudo das relações CTSA e a aspectos da História e da Filosofia da Ciência), etc.

Links para Download

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Mais Lidos

Blog

Ensino De Ciências E Matemática III

O livro Ensino de Ciências e Matemática III: contribuições da pesquisa acadêmica a partir de múltiplas perspectivas tem como objetivo comunicar e oferecer ao debate alguns resultados recentes da produção de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da UNESP, vinculado à Faculdade de Ciências do Campus de Bauru (SP).
Assim, reúne, para acesso de pesquisadores, professores e estudantes, nove relatos oriundos de trabalhos de mestrado, doutorado, pós-doutorado e similares, desenvolvidos no referido Programa e passíveis de contribuir para a discussão e o encaminhamento de uma série de questões atuais do Ensino de ciências.
Um primeiro critério para selecionar o material destinado a integrar o presente volume foi buscar textos cuja abordagem favorecesse discussões de caráter geral, isto é, discussões sobre o ensino escolar e questões sociais e culturais, sobre pesquisa em educação em ciências e sobre metaquestões que se levantam a partir das análises da história e da epistemologia das ciências naturais. Alguns textos se enquadraram melhor nessa ideia e foram então separados, ao passo que textos com outras características foram examinados tendo em vista a composição de um outro volume dessa mesma série, intitulado Ensino de Ciências e Matemática IV. Cabe notar que esse critério de separação foi usado de forma mais ou menos flexível, porque os trabalhos recebidos permitem discussões em direções diversas, e nossa intenção era somente a de favorecer o estabelecimento de relações entre diferentes propostas incluídas, e não a de demarcar rigidamente os campos de debate.
Conforme progrediu a análise dos textos submetidos, ficou claro o interesse que os pesquisadores vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência vinham demonstrando em estabelecer um diálogo com questões prementes do mundo atual. Assim, dentre os temas que eram destacados nos textos apresentados, figuraram os avanços recentes da biologia celular e molecular, a bioética, a visão de mundo da biologia evolutiva, os desafios que a ciência contemporânea coloca para a educação escolar, a inclusão de alunos portadores de deficiências, a formação para a cidadania, a alfabetização científica, a contribuição das abordagens que visam integrar conhecimentos das ciências naturais e conhecimentos das ciências humanas (recorrendo, por exemplo, ao estudo das relações CTSA e a aspectos da História e da Filosofia da Ciência), etc.

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Pesquisar

Mais Lidos

Blog