Identidade E Diferença No Sofista De Platão

Os registros e manuais de história informam que é a Grécia do século VI a.C o berço da cultura e do pensamento ocidental. Não cabe aqui reafirmar ou refutar esse estabelecimento, o fato é que nesse local e período os homens não mais se contentavam com explicações míticas sobre o mundo à sua volta

, começando, portanto, a postular teorias fundamentadas na razão.
No que se refere aos pioneiros dessa passagem do mito à filosofia, pouco foi conservado até os dias de hoje, no entanto, muitos são os estudos acerca do que disseram os então denominados filósofos pré-socráticos, pensadores  que tentaram apontar na natureza o elemento fundamental para todas as coisas, isto é, o princípio [arkhé].
Herdeiro dessa primeira tradição de pensamento e desenvolvimento racional, Platão, natural de Atenas, foi discípulo de Sócrates e viveu entre 428 a.C e 348 a.C. A maior parte de sua obra é composta por diálogos e, em vários deles, percebe-se um remetimento à poesia e “sabedoria” mitológicas, sobretudo àquelas atribuídas a Homero e Hesíodo, bem como aos pensadores pré-socráticos.
O presente trabalho não possui o interesse nem a ousadia de estabelecer a originalidade ou a dependência estrita de Platão com relação a seu tempo. O que se pretende é acompanhar e pontuar algumas de suas considerações acerca de determinadas teorias vigentes em sua época, mais especificamente aquelas constantes no Diálogo Sofista, mormente as provenientes das reflexões de Heráclito e Parmênides. Neste intuito, empreende-se aqui uma exposição da investigação platônica dessas teorias, observando as aporias oriundas do modo como estas foram tratadas por seus idealizadores, bem como por seus seguidores e, por fim, expor também a proposta platônica de solução para tais problemas, problemas estes que consistem sumariamente na inviabilização do discurso e, portanto, do próprio pensamento, sobretudo se se tomar cada uma das teorias em absoluto isolamento ou em associação indiscriminada.

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No que se refere aos pioneiros dessa passagem do mito à filosofia, pouco foi conservado até os dias de hoje, no entanto, muitos são os estudos acerca do que disseram os então denominados filósofos pré-socráticos, pensadores  que tentaram apontar na natureza o elemento fundamental para todas as coisas, isto é, o princípio [arkhé].
Herdeiro dessa primeira tradição de pensamento e desenvolvimento racional, Platão, natural de Atenas, foi discípulo de Sócrates e viveu entre 428 a.C e 348 a.C. A maior parte de sua obra é composta por diálogos e, em vários deles, percebe-se um remetimento à poesia e “sabedoria” mitológicas, sobretudo àquelas atribuídas a Homero e Hesíodo, bem como aos pensadores pré-socráticos.
O presente trabalho não possui o interesse nem a ousadia de estabelecer a originalidade ou a dependência estrita de Platão com relação a seu tempo. O que se pretende é acompanhar e pontuar algumas de suas considerações acerca de determinadas teorias vigentes em sua época, mais especificamente aquelas constantes no Diálogo Sofista, mormente as provenientes das reflexões de Heráclito e Parmênides. Neste intuito, empreende-se aqui uma exposição da investigação platônica dessas teorias, observando as aporias oriundas do modo como estas foram tratadas por seus idealizadores, bem como por seus seguidores e, por fim, expor também a proposta platônica de solução para tais problemas, problemas estes que consistem sumariamente na inviabilização do discurso e, portanto, do próprio pensamento, sobretudo se se tomar cada uma das teorias em absoluto isolamento ou em associação indiscriminada.

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