Fernando Manuel Rocha Da Cruz – Cultura E Cidade

Posted on Posted in Arquitetura, Artes, Ciências Sociais, Urbanismo

A cidade e a cultura ou as relações culturais e urbanas são duas faces incontornáveis e indissociáveis das relações sociais.
Sabe-se, ainda, que o interesse crescente da cultura vem acompanhando o fenômeno da urbanização mundial.
Tendo isso como pressuposto, a cultura, enquanto adaptação ao meio social e natural, tem nesta obra um tratamento de viés multidisciplinar, uma vez que é tida em conta a cultura no âmbito das relações urbanas e das relações sociais. Por isso, a conceituação da cultura quer no modernismo, quer no pós-modernismo, bem como as diferentes concepções acerca da cidade enquanto cidade pós-moderna ou cidade criativa permitem direcionar esta obra.
A eleição das cidades a capitais de cultura é igualmente um “ideal” que visa fazer a leitura da cidade a partir da cultura, assim como o reconhecimento de seus ícones urbanos. Porém, a cidade é produto e produtora de histórias e de relações sociais e culturais como as que se manifestam na espacialização da moradia, dos migrantes econômicos, nos exílios políticos e, consequentemente, no processo da inovação.
Este livro procura observar a cultura local e suas interações com a cultura global. Por isso, temos representações sociais e exemplos de cidades do Brasil, Portugal, Espanha, Republica Dominicana, Argentina, México, Estados Unidos, entre outros.
Desse modo, cruzando-se histórias de dois continentes – Europa e América – temos a construção de uma história comum que implica que conheçamos cada vez mais o “outro”, para nos reconhecermos a nós próprios.
Por último, é também um livro bilíngue (com artigos em português e espanhol) que, reunindo pesquisas empíricas, apresenta igualmente teorias e conceitos de pesquisadores e professores doutorados em universidades portuguesas, brasileiras, mexicanas e espanholas que nos permitem compreender a realidade contemporânea, tendo por lentes a cidade e a cultura.

Deixe uma resposta