Adriano Lopes Gomes & Emanoel Leonardo Dos Santos – O Radiojornalismo Em Tempos De Internet

Posted on Posted in Comunicação, Internet

O mundo vive em constante evolução tecnológica e com ele vão evoluindo os meios de comunicação existentes. No início das primeiras transmissões radiofônicas no Brasil, poucas pessoas tinham acesso aos aparelhos, pois eram caros e atendiam a uma minoria da população brasileira. Mas com o passar dos anos, essa realidade foi mudando e o rádio passou a ser um dos objetos principais nos lares dos cidadãos brasileiros.
Essa evolução tecnológica trouxe ao rádio momentos de desespero e de glória, de desespero por se sentir ameaçado a cada nova mídia que surgia e de glória por perceber que ao invés de vilão as novas tecnologias seriam aliadas no desenvolvimento do rádio e, principalmente, do radiojornalismo brasileiro. Esta pesquisa apresenta a evolução do radiojornalismo brasileiro, mostra como era a realidade do rádio desde sua chegada ao Brasil até os dias atuais. O trabalho também apresenta os desafios enfrentados pelas emissoras de rádio frente às novas tecnologias que foram surgindo ao longo dos anos.
O radiojornalismo brasileiro passou por diversas transformações ao longo dos anos, acompanhando a evolução das emissoras de rádio. Sendo, no seu início, o salvador das programações do rádio após o surgimento da TV na vida dos brasileiros, o radiojornalismo passou a ter horários cativos nas programações radiofônicas.
Sabendo disso, foi necessário um estudo para analisar quais desafios foram enfrentados pelo radiojornalismo e quais estratégias foram usadas ao longo dos anos para prender a atenção dos ouvintes e driblar a concorrência das novas mídias que surgiam e que ameaçavam o desenvolvimento do jornalismo de rádio.
No decorrer do trabalho, vemos que a cada nova mídia que surgia, havia um receio por parte dos profissionais de rádio sobre qual seria o seu futuro. No desenvolvimento desta pesquisa, mostramos que as várias mensagens apocalípticas sobre a morte do rádio com o surgimento da TV e, posteriormente, com o aparecimento da internet eram falsas e que apesar de todas as dificuldades o rádio, juntamente com o radiojornalismo, persistiram e permaneceram firmes, sendo o carro-chefe de muitas emissoras, até o dia de hoje.
É nessa perspectiva, que traçamos o desenvolvimento do radiojornalismo brasileiro. Quais foram os desafios enfrentados, como atuaram os profissionais ao longo da carreira radiofônica, como o radiojornalismo superou o surgimento das novas mídias, quais mudanças tecnológicas favoreceram a permanência do radiojornalismo na sociedade, como o rádio se aliou às novas mídias para permanecer firme e aumentar a audiência e como a internet ajudou às emissoras de rádio a divulgarem seus trabalhos ao redor do mundo.

Deixe uma resposta