Métodos Numéricos Para Engenharia

Muitas universidades oferecem cursos tanto em introdução à computação quanto de métodos numéricos em seus primeiros três anos.
Além disso, muitos de nossos colegas estão integrando problemas orientados para o computador em outros cursos em todos os níveis do currículo.

Logo, esta nova edição ainda está fundamentada na premissa básica de que é preciso oferecer aos estudantes de engenharia uma introdução forte e o mais cedo possível aos métodos numéricos. Consequentemente, embora tenhamos expandido nossa cobertura nesta nova edição, tentamos manter muitas das características que tornaram a primeira edição acessível a estudantes tanto do início quanto do final da graduação. Elas incluem:
• Orientação para problemas. Os estudantes de engenharia aprendem melhor quando motivados por problemas. Isso é particularmente verdadeiro para matemática e computação. Então, adotamos uma abordagem de uma perspectiva de resolução de problemas.
• Pedagogia Orientada para o Estudante. Desenvolvemos diversas características para tornar este livro tão amigável ao estudante quanto possível. Elas incluem a organização geral, o uso das introduções e dos epílogos para consolidar os tópicos principais e o uso extensivo de exemplos trabalhados e estudos de casos de todas as áreas da engenharia.
Tentamos também manter nossas explicações simples e orientadas para a prática.
• Abordagem por “Caixas Transparentes”. Embora enfatizemos a resolução de problemas, acreditamos que é autolimitante para os engenheiros abordar os algoritmos numéricos como “caixas pretas”. Assim, incluímos teoria suficiente para permitir que os usuários entendam os conceitos básicos por trás dos métodos. Em particular, enfatizamos a teoria relacionada à análise de erros, as limitações desses métodos e os prós e contras entre os métodos.
• Orientação para Computadores Pessoais. Inicialmente, quando escrevemos este livro, existia um grande abismo entre o mundo batch dos computadores de grande porte e o mundo interativo dos PCs. Hoje em dia, conforme o desempenho dos PCs aumenta, essa distinção está desaparecendo. Dito isso, este livro ainda enfatiza as visualizações e os cálculos iterativos, que são os marcos dos computadores pessoais.
• Capacitação dos Estudantes. Obviamente, introduzimos os estudantes aos recursos padrão, prontos para o uso, de pacotes como o Excel e o software MATLAB. Entretanto, também é mostrado aos estudantes como desenvolver programas simples, bem estruturados, para estender os recursos básicos desses ambientes. Esse conhecimento se transporta para linguagens de programação padrão como Visual Basic, Fortran 90 e C/C++. Acreditamos que a fuga da programação de computadores representa um pouco de uma queda nos currículos de engenharia. O ponto principal é que, enquanto os engenheiros não estiverem satisfeitos em ficar limitados pelas ferramentas, precisarão escrever códigos. Só que agora eles podem ser chamados de “macros” ou “M-files”. Este livro é projetado para capacitá-los a fazer isso.
Além desses cinco princípios originais, a principal melhoria da quinta edição é uma grande revisão e expansão dos conjuntos de problemas dos finais dos capítulos. A maioria dos problemas foi modificada, de modo que fornecem soluções numéricas diferentes das edições anteriores. Além disso, diversos novos problemas foram incluídos. Como nas edições anteriores, incluímos tanto problemas matemáticos quanto aplicados de todos os ramos da engenharia. Em todos os casos, nosso propósito é fornecer aos estudantes exercícios para verificarem seu entendimento e para ilustrar como os métodos numéricos podem ajudá-los a resolver problemas mais eficientemente.

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Além disso, muitos de nossos colegas estão integrando problemas orientados para o computador em outros cursos em todos os níveis do currículo. Logo, esta nova edição ainda está fundamentada na premissa básica de que é preciso oferecer aos estudantes de engenharia uma introdução forte e o mais cedo possível aos métodos numéricos. Consequentemente, embora tenhamos expandido nossa cobertura nesta nova edição, tentamos manter muitas das características que tornaram a primeira edição acessível a estudantes tanto do início quanto do final da graduação. Elas incluem:
• Orientação para problemas. Os estudantes de engenharia aprendem melhor quando motivados por problemas. Isso é particularmente verdadeiro para matemática e computação. Então, adotamos uma abordagem de uma perspectiva de resolução de problemas.
• Pedagogia Orientada para o Estudante. Desenvolvemos diversas características para tornar este livro tão amigável ao estudante quanto possível. Elas incluem a organização geral, o uso das introduções e dos epílogos para consolidar os tópicos principais e o uso extensivo de exemplos trabalhados e estudos de casos de todas as áreas da engenharia.
Tentamos também manter nossas explicações simples e orientadas para a prática.
• Abordagem por “Caixas Transparentes”. Embora enfatizemos a resolução de problemas, acreditamos que é autolimitante para os engenheiros abordar os algoritmos numéricos como “caixas pretas”. Assim, incluímos teoria suficiente para permitir que os usuários entendam os conceitos básicos por trás dos métodos. Em particular, enfatizamos a teoria relacionada à análise de erros, as limitações desses métodos e os prós e contras entre os métodos.
• Orientação para Computadores Pessoais. Inicialmente, quando escrevemos este livro, existia um grande abismo entre o mundo batch dos computadores de grande porte e o mundo interativo dos PCs. Hoje em dia, conforme o desempenho dos PCs aumenta, essa distinção está desaparecendo. Dito isso, este livro ainda enfatiza as visualizações e os cálculos iterativos, que são os marcos dos computadores pessoais.
• Capacitação dos Estudantes. Obviamente, introduzimos os estudantes aos recursos padrão, prontos para o uso, de pacotes como o Excel e o software MATLAB. Entretanto, também é mostrado aos estudantes como desenvolver programas simples, bem estruturados, para estender os recursos básicos desses ambientes. Esse conhecimento se transporta para linguagens de programação padrão como Visual Basic, Fortran 90 e C/C++. Acreditamos que a fuga da programação de computadores representa um pouco de uma queda nos currículos de engenharia. O ponto principal é que, enquanto os engenheiros não estiverem satisfeitos em ficar limitados pelas ferramentas, precisarão escrever códigos. Só que agora eles podem ser chamados de “macros” ou “M-files”. Este livro é projetado para capacitá-los a fazer isso.
Além desses cinco princípios originais, a principal melhoria da quinta edição é uma grande revisão e expansão dos conjuntos de problemas dos finais dos capítulos. A maioria dos problemas foi modificada, de modo que fornecem soluções numéricas diferentes das edições anteriores. Além disso, diversos novos problemas foram incluídos. Como nas edições anteriores, incluímos tanto problemas matemáticos quanto aplicados de todos os ramos da engenharia. Em todos os casos, nosso propósito é fornecer aos estudantes exercícios para verificarem seu entendimento e para ilustrar como os métodos numéricos podem ajudá-los a resolver problemas mais eficientemente.

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