O Espírito Dos Donos

No Brasil, a defesa do empreendedorismo emerge a partir dos anos 1990. Seu conteúdo não é homogêneo, mas, em geral, porta um caráter propositivo, capaz de formular políticas públicas e gerenciais que se apresentam enquanto respostas a problemas específicos

manifestos pelas dinâmicas do modo de produção do capital. Pode-se dizer que o empreendedorismo apoia-se no pressuposto geral de que o investidor privado independente é o ator social mais habilitado a mover a economia, promover o bem-estar coletivo e as grandes mudanças sociais. O empreendedorismo apresenta-se de forma singular como modelo a ser seguido por aqueles que desejam ingressar com sucesso no mercado de trabalho, como uma conduta positiva, conjunto de atribuições comportamentais que possibilita um bom desenvolvimento da carreira profissional e pessoal. A sua inserção no Brasil se deu junto a um movimento histórico de reestruturação do capitalismo, com a adoção de novas formas de controle do trabalho e modelos de produção pós-fordistas.
A condição juvenil, em seus aspectos materiais e subjetivos, parece combinar-se com o crescimento das iniciativas que promovem esse modelo enquanto projeto de vida mais adequado frente aos desafios postos pelo mundo contemporâneo. Projeto esse que não diz respeito apenas a um modelo econômico, mas também político e cultural. A articulação de algumas instituições para a propaganda e incentivo ao empreendedorismo é um fato que pode ser datado, investigado e compreendido dentro de condições históricas específicas. Da mesma forma, também podem ser pesquisadas as organizações que se voltam particularmente para a juventude, abrigando em torno de si os sujeitos que se identificam com essa proposta e passam a atuar como multiplicadores dos pressupostos que guiam o discurso pró-empreendedorismo. O presente trabalho teve por objetivo explorar o universo desses sujeitos, que se identificam e são identificados sob a consigna de jovem empreendedor. Isto é, analisar como se desenvolvem seus vínculos com a proposta do empreendedorismo, o caráter social e ideológico dessa proposta, bem como os sentidos que são atribuídos por esses jovens ao empreendedorismo enquanto projeto de vida e de orientação para a sociedade.

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No Brasil, a defesa do empreendedorismo emerge a partir dos anos 1990. Seu conteúdo não é homogêneo, mas, em geral, porta um caráter propositivo, capaz de formular políticas públicas e gerenciais que se apresentam enquanto respostas a problemas específicos manifestos pelas dinâmicas do modo de produção do capital. Pode-se dizer que o empreendedorismo apoia-se no pressuposto geral de que o investidor privado independente é o ator social mais habilitado a mover a economia, promover o bem-estar coletivo e as grandes mudanças sociais. O empreendedorismo apresenta-se de forma singular como modelo a ser seguido por aqueles que desejam ingressar com sucesso no mercado de trabalho, como uma conduta positiva, conjunto de atribuições comportamentais que possibilita um bom desenvolvimento da carreira profissional e pessoal. A sua inserção no Brasil se deu junto a um movimento histórico de reestruturação do capitalismo, com a adoção de novas formas de controle do trabalho e modelos de produção pós-fordistas.
A condição juvenil, em seus aspectos materiais e subjetivos, parece combinar-se com o crescimento das iniciativas que promovem esse modelo enquanto projeto de vida mais adequado frente aos desafios postos pelo mundo contemporâneo. Projeto esse que não diz respeito apenas a um modelo econômico, mas também político e cultural. A articulação de algumas instituições para a propaganda e incentivo ao empreendedorismo é um fato que pode ser datado, investigado e compreendido dentro de condições históricas específicas. Da mesma forma, também podem ser pesquisadas as organizações que se voltam particularmente para a juventude, abrigando em torno de si os sujeitos que se identificam com essa proposta e passam a atuar como multiplicadores dos pressupostos que guiam o discurso pró-empreendedorismo. O presente trabalho teve por objetivo explorar o universo desses sujeitos, que se identificam e são identificados sob a consigna de jovem empreendedor. Isto é, analisar como se desenvolvem seus vínculos com a proposta do empreendedorismo, o caráter social e ideológico dessa proposta, bem como os sentidos que são atribuídos por esses jovens ao empreendedorismo enquanto projeto de vida e de orientação para a sociedade.

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