Política E Efetividade: Narrativas E Trajetórias De Pesquisa

Conta a tradição universitária que em meio às trevas da Idade Média, grupos de jovens sedentos de conhecimento se reuniam para ler e conversar, apesar das dificuldades impostas pela política clerical de restrição de acesso aos textos e de toda a degeneração burocrática da máquina religiosa

, cuja corrupção e desvirtuamento eram combatidos por Abelardo e Erasmo de Roterdan, entre outros. Mesmo assim, articulavam recursos e contatos, traçavam esquemas alternativos semi-clandestinos, de modo a conseguirem estudar.
Em tempos de esvaziamento de sentido da atividade acadêmica, cercada pela rigidez burocrática e tendo que lidar com o atrelamento da pesquisa a "politiquisse" das agências de fomento, algumas pessoas insistem em cultuar essa lenda e é um pouco como modo de ritualização que aqui se comemora 10 anos de estudos e pesquisas teimosos. Assim, apesar da quase completa falta de financiamento, apesar da sobrecarga de atividades burocrático-administrativas, apesar do produtivismo meritocrático de plantão e de tudo mais que não nos reúne (reuni?), estamos comemorando pequenas vitórias em batalhas locais e singelas que, sem a pretensão de ganhar a guerra, possam manter o sentido da luta.
O livro que trazemos a público apresenta textos dos professores pesquisadores do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Exclusão, Cidadania e Direitos Humanos (GEPEC) da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e de pesquisadores convidados de outras instituições públicas de ensino superior, articulados pelo mote expresso no título: "Política e Afetividade – narrativas e trajetórias de pesquisas". A publicação comemora os 10 anos de atuação conjunta de professores dos Departamentos de Psicologia, Sociologia, Educação e Direito, credenciados aos Programas de Pós-Graduação em Psicologia, Sociologia, Educação e em Ensino de Ciências e Matemática da UFS, com atuação constante e sistemática em questões relacionadas a movimentos sociais, em tensão com os dispositivos ‘políticas públicas’.
Aliança de "estudantes" em tempo integral que, trabalhando de modo articulado, desenvolvem pesquisas marcadas por uma perspectiva metodológica de estreita e regular relação com o campo.

Links para Download

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Mais Lidos

Blog

Política E Efetividade: Narrativas E Trajetórias De Pesquisa

Conta a tradição universitária que em meio às trevas da Idade Média, grupos de jovens sedentos de conhecimento se reuniam para ler e conversar, apesar das dificuldades impostas pela política clerical de restrição de acesso aos textos e de toda a degeneração burocrática da máquina religiosa, cuja corrupção e desvirtuamento eram combatidos por Abelardo e Erasmo de Roterdan, entre outros. Mesmo assim, articulavam recursos e contatos, traçavam esquemas alternativos semi-clandestinos, de modo a conseguirem estudar.
Em tempos de esvaziamento de sentido da atividade acadêmica, cercada pela rigidez burocrática e tendo que lidar com o atrelamento da pesquisa a “politiquisse” das agências de fomento, algumas pessoas insistem em cultuar essa lenda e é um pouco como modo de ritualização que aqui se comemora 10 anos de estudos e pesquisas teimosos. Assim, apesar da quase completa falta de financiamento, apesar da sobrecarga de atividades burocrático-administrativas, apesar do produtivismo meritocrático de plantão e de tudo mais que não nos reúne (reuni?), estamos comemorando pequenas vitórias em batalhas locais e singelas que, sem a pretensão de ganhar a guerra, possam manter o sentido da luta.
O livro que trazemos a público apresenta textos dos professores pesquisadores do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Exclusão, Cidadania e Direitos Humanos (GEPEC) da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e de pesquisadores convidados de outras instituições públicas de ensino superior, articulados pelo mote expresso no título: “Política e Afetividade – narrativas e trajetórias de pesquisas”. A publicação comemora os 10 anos de atuação conjunta de professores dos Departamentos de Psicologia, Sociologia, Educação e Direito, credenciados aos Programas de Pós-Graduação em Psicologia, Sociologia, Educação e em Ensino de Ciências e Matemática da UFS, com atuação constante e sistemática em questões relacionadas a movimentos sociais, em tensão com os dispositivos ‘políticas públicas’.
Aliança de “estudantes” em tempo integral que, trabalhando de modo articulado, desenvolvem pesquisas marcadas por uma perspectiva metodológica de estreita e regular relação com o campo.

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Pesquisar

Mais Lidos

Blog