Hermes Peixoto Santos Filho & Outros (Edits.) – Citros

Posted on Posted in Agronomia

Esta publicação, estruturada na forma de perguntas e respostas, é o resultado do esforço concentrado dos pesquisadores da Equipe Técnica Citros, da Embrapa Mandioca e Fruticultura, desenvolvido ao longo de 30 anos, desde a criação desta Unidade, com o objetivo de organizar e disponibilizar aos citricultores e profissionais de áreas correlatas informações atualizadas sobre as tecnologias desenvolvidas pela pesquisa, no âmbito do agronegócio do citros.
A citricultura é um dos principais agronegócios internacionais, sendo o Brasil líder em produção de frutas cítricas e na exportação de suco concentrado congelado de laranja.
O maior peso do agronegócio citrícola no Brasil está na citricultura paulista, que responde por 87% da atividade. A exportação de suco e subprodutos gera recursos da ordem de US$ 1,5 bilhão, empregando só naquele estado 400 mil pessoas.
A citricultura da Bahia ocupa o segundo lugar no cenário nacional, com uma área de 52 mil hectares, seguida por Sergipe. Vale ressaltar que há oportunidades em outros estados, como no Rio Grande do Sul, com plantios de laranja para mesa, no Semiárido da região Nordeste, com diversificação para limões e pomelos, e na região Norte, com destaque para a região citrícola do Pará.
A pesquisa atua em várias áreas do conhecimento, gerando alternativas tecnológicas para o cultivo mais adequado dos citros, com destaque para novas opções de copas e porta-enxertos, controle integrado de pragas, doenças e plantas invasoras, e desenvolvimento de sistemas de produção integrada e orgânica, para permitir maior grau de sustentabilidade ao agronegócio de citros.
Para a elaboração desta publicação, a Embrapa Mandioca e Fruticultura empenhou-se em elaborar respostas claras e simples, capazes de esclareceras dúvidas de agricultores e técnicos sobre os diferentes aspectos da produção de citros.
A elaboração e o lançamento deste novo título constituem, sem dúvida, um reforço técnico importante para o agronegócio de citros, que promoverá maior interação dos diversos segmentos da cadeia produtiva dessa cultura.

  

Deixe uma resposta