Fabio Caprio Leite De Castro (Org.) – O Si-Mesmo E O Outro

Posted on Posted in Filosofia

Paul Ricoeur notabilizou-se como o grande representante da hermenêutica francesa contemporânea. Reflexo do seu pensamento e da sua postura intelectual exemplar, a hermenêutica ricoeuriana vai ao encontro de diferentes tradições filosóficas, da fenomenologia à filosofia analítica contemporânea, gerando um estilo inconfundível e uma concepção filosófica única e original. Os seus escritos abrangem um conjunto de temáticas relacionadas às hermenêuticas particulares, suscitando interesse em diversas áreas, como a literatura, a história, a psicologia, a teologia, a política e o direito.
As atividades do Fonds Ricoeur, incluindo a publicação de escritos textos inéditos nos últimos anos, em conjunto com as publicações da Revista Études Ricoeuriennes (Ricoeur Studies), fundada em 2010, além de diversos centros de estudos consagrados ao estudo de Ricoeur, mantêm vivo o seu pensamento e mostram o enorme potencial reflexivo de suas interrogações filosóficas.
Dedicamo-nos, no Seminário Fenomenologia e Hermenêutica, do Programa de Pós-graduação em Filosofia na PUCRS, realizado no semestre 2016/1, ao estudo analítico do Si-mesmo como um Outro (1990), livro decisivo no qual Ricoeur desenvolveu a hermenêutica do si e formulou as bases de sua “pequena ética”, constituindo uma nova orientação para os seus estudos posteriores sobre a política, a justiça, a memória e o perdão.
A ideia do presente livro ganhou corpo a partir das belas contribuições oferecidas pelos colegas inscritos no Seminário, Fábio Caires, Manuela Sampaio de Mattos, Marcus de Dutra Mattos, Renata Guadagnin, Sabrina Ruggeri e Tiago Rodrigues. Também o professor da Faculdade de Letras da UFRGS, Antônio Barros de Brito Jr., aceitou fazer uma intervenção no Seminário e generosamente ofereceu a sua colaboração para o presente livro. Por fim, estendemos nosso convite a outros pesquisadores interessados na obra de Paul Ricoeur, que igualmente aceitaram participar deste volume coletivo: o professor Antonius Minghetti (doutorando do Programa de pós-graduação em Filosofia da PUCRS); os colegas inscritos no Programa de Pós-graduação em Filosofia da UFSM, Cláudia Tiellet, Douglas Carré e Jeferson Flores Portela da Silva; assim como Gilberto Guimarães Filho, mestre em direito pela Unisinos. Nesse sentido, a partir do núcleo da hermenêutica do si desenvolvida no Si-mesmo como um outro (1990), reunimos doze ensaios que perscrutam diferentes possibilidades de leitura da dialética entre ipseidade e alteridade.

Deixe uma resposta