As Donas Do Canto

As estrelas o são porque aprendemos a chamá-las com este nome e nos habituamos a este procedimento? Afirmamos que são estrelas em função de determinadas características? São todas iguais? Quem sabe, diferem no tamanho ou na intensidade do brilho...

Afinal, o que é mesmo uma estrela? De onde vem seu brilho? Como se mantêm? E quando já não se mantêm com a mesma intensidade? Esse brilho tem fim? Questões como estas ocuparam sábios e cientistas por séculos. Referimo-nos, neste livro, a um tipo de estrela. De certa forma, próximo, porquanto podemos vê-la com relativa facilidade. Por outro lado, muito distante, já que subsiste como estrela em virtude de sua singularidade brilhante, até ofuscante, por vezes.
Este texto trata das estrelas da axé music, das estrelas da música do Carnaval de Salvador. Estudamos sua participação na construção de um tipo de representação da sociedade baiana, entendendo aí a Bahia como a capital e seu Recôncavo, que alcançou notável visibilidade nas últimas décadas, e que vem sendo chamada, tanto na mídia como no próprio campo acadêmico, de baianidade.
Estão entrelaçadas e interatuantes, aqui, a axé music e a baianidade. Sendo assim, é importante desde já assinalar a participação especial, insubstituível – no proscênio mesmo do processo – das estrelas/intérpretes do/no Carnaval. A maneira como se difundem as imagens – entendendo-se aí imagens em sentido amplo, de referências iconográficas – da Bahia inclui frequentemente a cena do Carnaval. Aí, suas estrelas comparecem à frente. E pode-se afirmar também que é com estas suas estrelas que a Bahia se perfila no panteão da brasilidade.
As estrelas/intérpretes Daniela Mercury, Margareth Menezes e Ivete Sangalo podem representar, de maneira singular, modelos a serem seguidos na mídia e fora delas? Esta pergunta, que toca o núcleo do tema do livro, será construída progressivamente. Ora, é o desempenho dessas artistas diante de seus grandes públicos e o sucesso que aí se realiza que arremata e dá sentido a toda uma malha de possibilidades, circunstâncias, definições e projetos.

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Este texto trata das estrelas da axé music, das estrelas da música do Carnaval de Salvador. Estudamos sua participação na construção de um tipo de representação da sociedade baiana, entendendo aí a Bahia como a capital e seu Recôncavo, que alcançou notável visibilidade nas últimas décadas, e que vem sendo chamada, tanto na mídia como no próprio campo acadêmico, de baianidade.
Estão entrelaçadas e interatuantes, aqui, a axé music e a baianidade. Sendo assim, é importante desde já assinalar a participação especial, insubstituível – no proscênio mesmo do processo – das estrelas/intérpretes do/no Carnaval. A maneira como se difundem as imagens – entendendo-se aí imagens em sentido amplo, de referências iconográficas – da Bahia inclui frequentemente a cena do Carnaval. Aí, suas estrelas comparecem à frente. E pode-se afirmar também que é com estas suas estrelas que a Bahia se perfila no panteão da brasilidade.
As estrelas/intérpretes Daniela Mercury, Margareth Menezes e Ivete Sangalo podem representar, de maneira singular, modelos a serem seguidos na mídia e fora delas? Esta pergunta, que toca o núcleo do tema do livro, será construída progressivamente. Ora, é o desempenho dessas artistas diante de seus grandes públicos e o sucesso que aí se realiza que arremata e dá sentido a toda uma malha de possibilidades, circunstâncias, definições e projetos.

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