História Do Cinema Mundial

Fernando Mascarello (Org.) - História Do Cinema Mundial

Como aprender e ensinar, no Brasil, sobre a história do cinema mundial? A resposta à pergunta – que interessa a estudantes de graduação em Cinema e Audiovisual, mestrandos e doutorandos de diversas áreas, seus professores e orientadores e ao público cinéfilo de modo geral

– tem entre seus complicadores o problema da bibliografia. Há carência, em língua portuguesa, de textos introdutórios atualizados e suficientemente amplos, que ofereçam uma visão conjunta a um só tempo profunda e operacionalizável em um período relativamente curto.
Os utilíssimos apanhados históricos contidos, por exemplo, em O que é cinema, de Jean-Claude Bernardet, ou Compreender o cinema, de Antonio Costa, são excelentes leituras preliminares para as disciplinas ou os seminários sobre História do Cinema, porém, não era intenção dessas obras examinar em maior detalhe os períodos, movimentos e gêneros mais relevantes nesses já 110 anos de sétima arte. Isso obriga o interessado a recorrer, costumeiramente, a obras específicas sobre Expressionismo alemão, neorrealismo italiano, Nouvelle Vague etc., indispensáveis para um futuro aprofundamento, mas via de regra demandando um tempo de leitura e negociação que termina por inviabilizar a desejada visão panorâmica inicial.
Tornar disponível uma fonte bibliográfica de porte intermediário é o principal objetivo deste livro. No painel histórico que oferece, 17 momentos-chave da trajetória do cinema mundial são apresentados ao leitor, com significativo grau de detalhamento, em capítulos específicos – cada qual elaborado por um pesquisador brasileiro especializado no assunto. Cinco grandes blocos históricos aparecem da reunião desses capítulos: 1) primeiro cinema; 2) vanguardas dos anos 1920 (Impressionismo francês, Expressionismo alemão, montagem soviética e Surrealismo); 3) gêneros hollywoodianos (Western e film noir); 4) cinema moderno (neorrealismo italiano, Nouvelle Vague, documentário moderno, Cinema Novo brasileiro e Cinema Novo alemão); e 5) vertentes contemporâneas (cinema e gênero, cinema pós-moderno, cinema de terras e fronteiras, cinema hollywoodiano contemporâneo e cinema e tecnologias digitais).

Links para Download

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Mais Lidos

Blog

História Do Cinema Mundial

Fernando Mascarello (Org.) – História Do Cinema Mundial

Como aprender e ensinar, no Brasil, sobre a história do cinema mundial? A resposta à pergunta – que interessa a estudantes de graduação em Cinema e Audiovisual, mestrandos e doutorandos de diversas áreas, seus professores e orientadores e ao público cinéfilo de modo geral – tem entre seus complicadores o problema da bibliografia. Há carência, em língua portuguesa, de textos introdutórios atualizados e suficientemente amplos, que ofereçam uma visão conjunta a um só tempo profunda e operacionalizável em um período relativamente curto.
Os utilíssimos apanhados históricos contidos, por exemplo, em O que é cinema, de Jean-Claude Bernardet, ou Compreender o cinema, de Antonio Costa, são excelentes leituras preliminares para as disciplinas ou os seminários sobre História do Cinema, porém, não era intenção dessas obras examinar em maior detalhe os períodos, movimentos e gêneros mais relevantes nesses já 110 anos de sétima arte. Isso obriga o interessado a recorrer, costumeiramente, a obras específicas sobre Expressionismo alemão, neorrealismo italiano, Nouvelle Vague etc., indispensáveis para um futuro aprofundamento, mas via de regra demandando um tempo de leitura e negociação que termina por inviabilizar a desejada visão panorâmica inicial.
Tornar disponível uma fonte bibliográfica de porte intermediário é o principal objetivo deste livro. No painel histórico que oferece, 17 momentos-chave da trajetória do cinema mundial são apresentados ao leitor, com significativo grau de detalhamento, em capítulos específicos – cada qual elaborado por um pesquisador brasileiro especializado no assunto. Cinco grandes blocos históricos aparecem da reunião desses capítulos: 1) primeiro cinema; 2) vanguardas dos anos 1920 (Impressionismo francês, Expressionismo alemão, montagem soviética e Surrealismo); 3) gêneros hollywoodianos (Western e film noir); 4) cinema moderno (neorrealismo italiano, Nouvelle Vague, documentário moderno, Cinema Novo brasileiro e Cinema Novo alemão); e 5) vertentes contemporâneas (cinema e gênero, cinema pós-moderno, cinema de terras e fronteiras, cinema hollywoodiano contemporâneo e cinema e tecnologias digitais).

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Pesquisar

Mais Lidos

Blog