Marxismo(s) & Educação

A teoria política marxista nasceu de um longo e rigoroso trabalho de análise e crítica da estrutura econômica, social e política do século XIX e tomou proporções inusitadas nas primeiras décadas do século XX.

Sempre questionada e enfrentando resistências diversas no curso do tempo, essa teoria exerceu forte influência no pensamento do século XX e continua interrogando este início do século XXI. Num momento em que em todo o mundo e também no Brasil se retomam tradições conservadoras e antidemocráticas, nada melhor que reavivar as raízes desse pensamento, sempre relido e interpretado conforme as circunstâncias históricas e sempre aberto a novas interrogações.
No processo de elaboração desse livro nos defrontamos com variadas leituras, as quais caracterizam o que chamamos hoje de marxismo, abrindo a possibilidade de um debate entre fontes de leitura que bebem em Karl Marx e Friedrich Engels, mas podem divergir na aplicação de suas categorias para a análise das condições econômicas e sociais de nosso tempo. Essas diferenças caracterizam a riqueza de uma teoria que se renova e se revitaliza, mostrando as novas dimensões da presença desse pensamento na cultura atual, embora muitos neguem sua importância e nos exijam a constante justificação dessa retomada.
O objetivo deste livro é colocar nas mãos do leitor interessado em educação um conjunto de trabalhos resultantes de pesquisas que tem como pressuposto entender tanto as origens quanto o movimento Marxismo(s) e educação contraditório do modo de produção capitalista e seus desdobramentos na formação do homem.
Esperamos que a leitura deste livro contribua no debate sobre os limites e as possibilidades da educação no contexto dos desequilíbrios globais que têm ocasionado consequências sociais, políticas, culturais e ambientais desastrosas. As tentativas de retificação de tais desequilíbrios têm sido catastróficas para a classe trabalhadora, por isso a teoria marxista tem um rico significado para essa classe que luta para garantir condições de vida verdadeiramente humanas.

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A teoria política marxista nasceu de um longo e rigoroso trabalho de análise e crítica da estrutura econômica, social e política do século XIX e tomou proporções inusitadas nas primeiras décadas do século XX. Sempre questionada e enfrentando resistências diversas no curso do tempo, essa teoria exerceu forte influência no pensamento do século XX e continua interrogando este início do século XXI. Num momento em que em todo o mundo e também no Brasil se retomam tradições conservadoras e antidemocráticas, nada melhor que reavivar as raízes desse pensamento, sempre relido e interpretado conforme as circunstâncias históricas e sempre aberto a novas interrogações.
No processo de elaboração desse livro nos defrontamos com variadas leituras, as quais caracterizam o que chamamos hoje de marxismo, abrindo a possibilidade de um debate entre fontes de leitura que bebem em Karl Marx e Friedrich Engels, mas podem divergir na aplicação de suas categorias para a análise das condições econômicas e sociais de nosso tempo. Essas diferenças caracterizam a riqueza de uma teoria que se renova e se revitaliza, mostrando as novas dimensões da presença desse pensamento na cultura atual, embora muitos neguem sua importância e nos exijam a constante justificação dessa retomada.
O objetivo deste livro é colocar nas mãos do leitor interessado em educação um conjunto de trabalhos resultantes de pesquisas que tem como pressuposto entender tanto as origens quanto o movimento Marxismo(s) e educação contraditório do modo de produção capitalista e seus desdobramentos na formação do homem.
Esperamos que a leitura deste livro contribua no debate sobre os limites e as possibilidades da educação no contexto dos desequilíbrios globais que têm ocasionado consequências sociais, políticas, culturais e ambientais desastrosas. As tentativas de retificação de tais desequilíbrios têm sido catastróficas para a classe trabalhadora, por isso a teoria marxista tem um rico significado para essa classe que luta para garantir condições de vida verdadeiramente humanas.

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