Doença, Sofrimento, Perturbação

Esta coletânea integra-se a esforços empreendidos, nos últimos anos, pela comunidade nacional dos cientistas sociais voltados para os temas de 'saúde' e 'doença', com o intuito de organizar uma rede de interlocução mais sistemática

que, a um só tempo, expresse a crescente riqueza dos seus investimentos em pesquisa e propicie novos patamares de percepção crítica aos trabalhos da área.
O projeto geral delineou-se a partir do I Encontro Nacional em Antropologia Médica,1 ocasião em que as principais lideranças do campo se encontraram em auspicioso ambiente de cooperação. Os sucessivos congressos da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS) e da Associação Brasileira de Antropologia (ABA) facultaram a organização de grupos de trabalho e mesas-redondas centrados em torno da temática "Pessoa, Corpo e Doença" - recorte que visava a proporcionar uma perspectiva mais abrangente dos fenômenos ligados ao 'adoecimento'.
Muitos dos trabalhos apresentados nesses encontros científicos já se encontram publicados em sua forma original ou modificados, no formato de duas outras coletâneas - Alves & Minayo e Leal -, bem como individualmente - Souza & Rabelo; Diniz e Guimarães, entre outros.
Os 12 trabalhos inéditos aqui reunidos recortam o universo daquelas exposições sob o prisma mais específico da 'doença', por conseguinte, da relação com os onipresentes sinais da 'instituição médica'. Os trabalhos de Knauth, Vargas, Ferreira, Souza e de Citeli, Mello e Souza & Portella foram apresentados no XIX Encontro Anual da ANPOCS, que teve lugar no ano de 1995; os de Borges, Oliveira, Gonçalves, Paim e Nardi, apresentados na V Reunião Regional da ABA (Merco)SUL, também realizado em 1995; e os de Schuch e de Rodrigues & Caroso, apresentados no XX Encontro Anual da ANPOCS, efetuado em 1996.
Não é irrelevante ressaltar o caráter de 'comunicação científica' de que se revestem todos os textos: são curtos, economizam estrategicamente a informação sobre fundamentação teórica e procedimentos de pesquisa para concentrar-se na exposição de um nódulo significativo de informação, em um problema analítico capaz de alimentar as perspectivas comparativas, suscitar o interesse etnográfico da comunidade dos pesquisadores e estimular o debate sobre o próprio recorte produzido do objeto e acerca de suas alternativas e fronteiras.

Links para Download

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Mais Lidos

Blog

Doença, Sofrimento, Perturbação

Esta coletânea integra-se a esforços empreendidos, nos últimos anos, pela comunidade nacional dos cientistas sociais voltados para os temas de ‘saúde’ e ‘doença’, com o intuito de organizar uma rede de interlocução mais sistemática que, a um só tempo, expresse a crescente riqueza dos seus investimentos em pesquisa e propicie novos patamares de percepção crítica aos trabalhos da área.
O projeto geral delineou-se a partir do I Encontro Nacional em Antropologia Médica,1 ocasião em que as principais lideranças do campo se encontraram em auspicioso ambiente de cooperação. Os sucessivos congressos da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS) e da Associação Brasileira de Antropologia (ABA) facultaram a organização de grupos de trabalho e mesas-redondas centrados em torno da temática “Pessoa, Corpo e Doença” – recorte que visava a proporcionar uma perspectiva mais abrangente dos fenômenos ligados ao ‘adoecimento’.
Muitos dos trabalhos apresentados nesses encontros científicos já se encontram publicados em sua forma original ou modificados, no formato de duas outras coletâneas – Alves & Minayo e Leal -, bem como individualmente – Souza & Rabelo; Diniz e Guimarães, entre outros.
Os 12 trabalhos inéditos aqui reunidos recortam o universo daquelas exposições sob o prisma mais específico da ‘doença’, por conseguinte, da relação com os onipresentes sinais da ‘instituição médica’. Os trabalhos de Knauth, Vargas, Ferreira, Souza e de Citeli, Mello e Souza & Portella foram apresentados no XIX Encontro Anual da ANPOCS, que teve lugar no ano de 1995; os de Borges, Oliveira, Gonçalves, Paim e Nardi, apresentados na V Reunião Regional da ABA (Merco)SUL, também realizado em 1995; e os de Schuch e de Rodrigues & Caroso, apresentados no XX Encontro Anual da ANPOCS, efetuado em 1996.
Não é irrelevante ressaltar o caráter de ‘comunicação científica’ de que se revestem todos os textos: são curtos, economizam estrategicamente a informação sobre fundamentação teórica e procedimentos de pesquisa para concentrar-se na exposição de um nódulo significativo de informação, em um problema analítico capaz de alimentar as perspectivas comparativas, suscitar o interesse etnográfico da comunidade dos pesquisadores e estimular o debate sobre o próprio recorte produzido do objeto e acerca de suas alternativas e fronteiras.

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Pesquisar

Mais Lidos

Blog