Maria Moisés

Novela passional tipicamente camiliana, envolta num clima de mistério, Maria Moisés é composta por duas partes essenciais: na primeira, narra-se o amor trágico de Josefa da Lage, e, na segunda, a vida da sua filha, Maria Moisés, fruto de um amor proibido.

O início da história é magistralmente dramático: na mesma noite em que Josefa da Lage é encontrada a morrer à beira-rio, uma criança é encontrada abandonada num cesto de vime, nesse mesmo rio. Criada por um fidalgo e suas irmãs, estes decidem chamar-lhe Maria Moisés, pela analogia óbvia com a história bíblica. Como estes não têm outros herdeiros, Maria Moisés acaba por herdar a quinta da família, e resolve tomar conta de outros enjeitados como ela. Infelizmente, na sua ânsia em ajudar os desfavorecidos, cai em dívidas e vê-se forçada a vender a propriedade. Um comprador acabará por aparecer e, mais do que solucionar os problemas financeiros da santa Moisés, irá dar um desfecho sublime a uma história que começou por ser trágica.
Obra escrita no período final da vida do romancista, em Maria Moisés estão entrelaçados o romance passional, a observação realista, a sátira social, o conto moralista e o hagiográfico, o estudo genealógico e a digressão histórica. Mas Camilo, neste caso, nunca perde a mão e as inserções são feitas com tal cabimento e maestria, que uma outra qualidade se anuncia: a sensação de unidade. Existe o desenvolvimento de um todo harmônico, que sua leitura faz perceber com facilidade.
De acordo com a perspectiva desenvolvida, o que explicaria em Maria Moisés essa notável unidade que o mais distraído leitor consegue avaliar? Na história de Maria Moisés cada digressão, cada novo personagem, cada revelação, se encaixam de forma orgânica na narração. Nossa hipótese é que a estrutura profunda da novela está ancorada num grande gênero clássico que é apenas discretamente apontado no nome Moisés que dá título à obra: trata-se da narrativa épica, com sua ossatura rigidamente amarrada pelo tempo e que possibilitou ao nosso autor criar um enredo de grande organicidade.

  

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Novela passional tipicamente camiliana, envolta num clima de mistério, Maria Moisés é composta por duas partes essenciais: na primeira, narra-se o amor trágico de Josefa da Lage, e, na segunda, a vida da sua filha, Maria Moisés, fruto de um amor proibido. O início da história é magistralmente dramático: na mesma noite em que Josefa da Lage é encontrada a morrer à beira-rio, uma criança é encontrada abandonada num cesto de vime, nesse mesmo rio. Criada por um fidalgo e suas irmãs, estes decidem chamar-lhe Maria Moisés, pela analogia óbvia com a história bíblica. Como estes não têm outros herdeiros, Maria Moisés acaba por herdar a quinta da família, e resolve tomar conta de outros enjeitados como ela. Infelizmente, na sua ânsia em ajudar os desfavorecidos, cai em dívidas e vê-se forçada a vender a propriedade. Um comprador acabará por aparecer e, mais do que solucionar os problemas financeiros da santa Moisés, irá dar um desfecho sublime a uma história que começou por ser trágica.
Obra escrita no período final da vida do romancista, em Maria Moisés estão entrelaçados o romance passional, a observação realista, a sátira social, o conto moralista e o hagiográfico, o estudo genealógico e a digressão histórica. Mas Camilo, neste caso, nunca perde a mão e as inserções são feitas com tal cabimento e maestria, que uma outra qualidade se anuncia: a sensação de unidade. Existe o desenvolvimento de um todo harmônico, que sua leitura faz perceber com facilidade.
De acordo com a perspectiva desenvolvida, o que explicaria em Maria Moisés essa notável unidade que o mais distraído leitor consegue avaliar? Na história de Maria Moisés cada digressão, cada novo personagem, cada revelação, se encaixam de forma orgânica na narração. Nossa hipótese é que a estrutura profunda da novela está ancorada num grande gênero clássico que é apenas discretamente apontado no nome Moisés que dá título à obra: trata-se da narrativa épica, com sua ossatura rigidamente amarrada pelo tempo e que possibilitou ao nosso autor criar um enredo de grande organicidade.

  

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