Avaliação Educacional

A avaliação do contexto da instituição educacional tem sido objeto de uma vastíssima literatura especializada – de artigos e teses acadêmicas – e produzido incontáveis livros.

Podemos tratar desse tema de vários ângulos, desde o ponto de vista estritamente didático e das estratégias de avaliação da aprendizagem escolar até questões epistemológicas, sociais e políticas que estão implicadas na instituição educacional e em outras instituições que envolvem relações de saber-poder.
O Brasil de hoje ainda tem um grande desafio: uma educação que concilie, de um lado, a qualidade e excelência e, do outro, que pratique valores que contribuam para a democratização da sociedade. Todos temos – mesmo que apenas empiricamente – uma ideia das dificuldades pedagógicas, econômicas e políticas, como se fossem "nós cegos", que precisamos enfrentar e desatar para que esse grande desafio seja superado. Do mesmo modo, são muitas e diferentes as perspectivas que estão em frequente disputa para interpretar e propor novas estratégias, tais como pontas soltas que devemos nos esforçar para convergir e "amarrar".
Este livro segue essas direções, expressando um explícito compromisso com a qualidade e democratização da educação e praticando um diálogo que envolve muitas vozes – desatando e reatando "nós". Um compromisso que quisemos compartilhar com o leitor, especialista ou não.
Os autores seguiram deliberadamente caminhos diversos para tratar desse tema desafiador: eles recorrem a diferentes procedimentos metodológicos (da reflexão filosófico-epistemológica, ao estudo de caso e à pesquisa empírica) e se remetem a um conjunto plural de referências documentais e bibliográficas – muitas vezes convergindo, outras vezes ampliando a interpretação, a reflexão, a crítica. Além de uma fonte (acreditamos valiosa) para o debate sobre o estado atual das ideias sobre avaliação, este livro também permite uma oportunidade para uma revisão dos principais conceitos, dados e obras sobre o tema da avaliação.

Links para Download

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Mais Lidos

Blog

Avaliação Educacional

A avaliação do contexto da instituição educacional tem sido objeto de uma vastíssima literatura especializada – de artigos e teses acadêmicas – e produzido incontáveis livros. Podemos tratar desse tema de vários ângulos, desde o ponto de vista estritamente didático e das estratégias de avaliação da aprendizagem escolar até questões epistemológicas, sociais e políticas que estão implicadas na instituição educacional e em outras instituições que envolvem relações de saber-poder.
O Brasil de hoje ainda tem um grande desafio: uma educação que concilie, de um lado, a qualidade e excelência e, do outro, que pratique valores que contribuam para a democratização da sociedade. Todos temos – mesmo que apenas empiricamente – uma ideia das dificuldades pedagógicas, econômicas e políticas, como se fossem “nós cegos”, que precisamos enfrentar e desatar para que esse grande desafio seja superado. Do mesmo modo, são muitas e diferentes as perspectivas que estão em frequente disputa para interpretar e propor novas estratégias, tais como pontas soltas que devemos nos esforçar para convergir e “amarrar”.
Este livro segue essas direções, expressando um explícito compromisso com a qualidade e democratização da educação e praticando um diálogo que envolve muitas vozes – desatando e reatando “nós”. Um compromisso que quisemos compartilhar com o leitor, especialista ou não.
Os autores seguiram deliberadamente caminhos diversos para tratar desse tema desafiador: eles recorrem a diferentes procedimentos metodológicos (da reflexão filosófico-epistemológica, ao estudo de caso e à pesquisa empírica) e se remetem a um conjunto plural de referências documentais e bibliográficas – muitas vezes convergindo, outras vezes ampliando a interpretação, a reflexão, a crítica. Além de uma fonte (acreditamos valiosa) para o debate sobre o estado atual das ideias sobre avaliação, este livro também permite uma oportunidade para uma revisão dos principais conceitos, dados e obras sobre o tema da avaliação.

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Pesquisar

Mais Lidos

Blog