Educação E Instrução Pública: Considerações De Condorcet E De Savater

O propósito deste livro é analisar os conceitos de educação/instrução pública a partir das considerações e do pensamento de Condorcet e de Savater. A partir das contribuições intelectuais destes filósofos

, busca-se refletir sobre os princípios filosóficos que articulam a ideia de instituição escolar da república moderna. Além disso, esta reflexão busca também certo delineamento para pensar as funções e os sentidos do que caracteriza esta forma específica de educação que se chama de escolar; do caráter que assume a escola como instituição republicana; do papel da escola como instituição republicana hoje. Para enfrentar estas questões, discutiremos, em duas partes, os principais aspectos da posição de Condorcet e de Savater acerca do modo como concebem as sociedades republicanas e democráticas; como pensam as instituições e as atividades educacionais; como concebem a atividade filosófica nos espaços da escola republicana e democrática; do lugar da racionalidade, do debate e do diálogo na formação do educando; dos fins que estabelecem entre educação e instrução pública. Idealizar este projeto tendo presente às conquistas e debilidades do mundo presente, nos faz acreditar na razoabilidade da ideia de que a educação escolar deva pautar-se pelos ideais mais nobres da república e da democracia. Compreensão que, sem dúvida alguma, é devedora do esforço pioneiro de Condorcet e que se atualiza em pensadores como Savater.
Para aprofundar essas questões, destacar-se-ão, ao longo deste livro, alguns aspectos da posição de Condorcet e de Savater acerca do modo como concebem as sociedades republicanas e democráticas; do modo como pensam as instituições e as atividades educacionais; do modo como concebem a atividade filosófica nos espaços da escola republicana e democrática; do lugar da racionalidade, do debate, e do diálogo na formação do educando; dos fins que eles estabelecem entre educação e instrução pública.
De modo geral, o que se espera desta investigação é encontrar tanto em Condorcet quanto em Savater princípios razoáveis que possam nortear a instrução pública como tarefa do Estado Republicano. Além disso, espera-se compreender melhor o porquê da instrução pública ser considerada por estes filósofos como um pressuposto para o funcionamento da sociedade democrática; uma tarefa e dever do Estado; uma questão política; de acesso universal, gratuita e independente.

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Para aprofundar essas questões, destacar-se-ão, ao longo deste livro, alguns aspectos da posição de Condorcet e de Savater acerca do modo como concebem as sociedades republicanas e democráticas; do modo como pensam as instituições e as atividades educacionais; do modo como concebem a atividade filosófica nos espaços da escola republicana e democrática; do lugar da racionalidade, do debate, e do diálogo na formação do educando; dos fins que eles estabelecem entre educação e instrução pública.
De modo geral, o que se espera desta investigação é encontrar tanto em Condorcet quanto em Savater princípios razoáveis que possam nortear a instrução pública como tarefa do Estado Republicano. Além disso, espera-se compreender melhor o porquê da instrução pública ser considerada por estes filósofos como um pressuposto para o funcionamento da sociedade democrática; uma tarefa e dever do Estado; uma questão política; de acesso universal, gratuita e independente.

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