Para marcar seus 10 anos de existência exitosa, a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), através de sua Editora, teve por iniciativa organizar uma série comemorativa, convidando seus oito Centros de Ensino a apresentarem propostas para publicação. O Centro de Artes, Humanidades e Letras, situado na histórica cidade da Cachoeira-BA, tomou por bem elaborar uma obra que pudesse evidenciar o promissor talento de discentes, centrados no campo da Teoria Social, das Artes e das Humanidades.
Mas, afinal, por que organizar uma coletânea para tratar especificamente de trabalhos produzidos por estudantes? Dentre as inúmeras razões, podem-se destacar a oportunidade ímpar que jovens pesquisadores e ensaístas têm de mostrar a um público mais amplo, os resultados de alguns anos de trabalho, contribuindo, assim, para o aprofundamento dos respectivos temas pesquisados com profissionais de outras instituições e lugares e, ao mesmo tempo, servir de inspiração aos estudantes ingressantes na vida universitária, demonstrando que cabe à comunidade acadêmica a tônica de nunca perder o espírito crítico e criativo no mundo das ideias. Mas, esta coletânea faz mais: além de expor trabalhos inovadores em determinados aspectos, de admirável qualidade e notória solidez, ela vem a público expor a evidência de experiências virtuosas. Vem demonstrar experiências vividas de estudantes que afetados pelos objetos de estudos acabaram por revelar interessante retórica, nos limites entre falas apaixonadas – ainda que nas entrelinhas – sobre o tema estudado e o rigor metodológico, tal como deve se insinuar toda pesquisa calcada nos liames entre a teoria social, as artes e as
humanidades.
Este cenário se torna mais especial ainda quando nos damos conta de que se trata de estudantes de uma Universidade inaugurada há não muito tempo. Criada pela Lei 11.151 de 29 de julho de 2005, a UFRB simboliza nada menos que a contribuição para o avanço do processo de interiorização do ensino superior no estado da Bahia.
Com o compromisso de exercer de forma integrada e com qualidade as atividades de ensino, pesquisa e extensão, buscando promover o desenvolvimento das ciências, humanidades, letras e artes, que é a trajetória de milhares de jovens e adultos que esta instituição chancela, com o compromisso de contribuir para a formação de cidadãos conscientes do seu papel social.

Deixe uma resposta