Antropologias & Africanidades: Ensaios

Congressos, Seminários, Jornadas, Cursos de extensão, foram alguns dos eventos aos quais participei em 2013. Visavam à reflexão acerca do atendimento à Lei 10.639, de 09 de janeiro de 2003,  nos dez anos de vigência.


A Lei citada 10.639 de 09 de janeiro de 2003 alterou o Art. 1o da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que foi acrescida dos artigos. 26-A 79-A e 79-B: A referida Lei exara a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira" a ser ministrada no currículo escolar do Ensino fundamental e médio, em especial, nas áreas de Educação Artística e de Literatura e História Brasileira.
O parágrafo primeiro da referida Lei 10.639/03 determina que o conteúdo programático tratado nessas disciplinas enfatize a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil tratando da História da África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional.
Nos eventos mencionados, foram apresentadas trabalhos voltados ao conteúdo exigido na referida Lei e oportunidades de discussão da temática a qual objetivavam.
Assim, a publicização das práticas pedagógicas socializavam conhecimentos frente ao dispositivo legal (Lei 10.639/03).
As avaliações desses eventos apresentadas pelas respectivas comissões de organização estimaram a necessidade de ampliação dessa realidade, comprovando o que reza a legislação em tela.
Indubitavelmente, os eventos nomeados permitiram maior conhecimento acerca da aplicação da Lei 10.369/03.
Também apontaram caminhos para a possibilidade de integração desta temática ao projeto de estágio Pós-Doutoral voltado à Filosofia, Política e Direito e a docência em Filosofia, subsidiando a ideia da edição deste livro em parceria com pesquisadores dessa temática.
Nessa perspectiva, ratifica-se razões para a iniciativa de organização do livro, que agora apresento sobre Antropologias e Africanidades
Desse modo, anunciava-se a possibilidade de praticar-se a função da Filosofia nas interfaces com as demais ciências.
O suporte teórico utilizado nos ensaios evidenciou que os pesquisadores delinearam um amplo leque de conhecimento.

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A Lei citada 10.639 de 09 de janeiro de 2003 alterou o Art. 1o da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que foi acrescida dos artigos. 26-A 79-A e 79-B: A referida Lei exara a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira” a ser ministrada no currículo escolar do Ensino fundamental e médio, em especial, nas áreas de Educação Artística e de Literatura e História Brasileira.
O parágrafo primeiro da referida Lei 10.639/03 determina que o conteúdo programático tratado nessas disciplinas enfatize a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil tratando da História da África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional.
Nos eventos mencionados, foram apresentadas trabalhos voltados ao conteúdo exigido na referida Lei e oportunidades de discussão da temática a qual objetivavam.
Assim, a publicização das práticas pedagógicas socializavam conhecimentos frente ao dispositivo legal (Lei 10.639/03).
As avaliações desses eventos apresentadas pelas respectivas comissões de organização estimaram a necessidade de ampliação dessa realidade, comprovando o que reza a legislação em tela.
Indubitavelmente, os eventos nomeados permitiram maior conhecimento acerca da aplicação da Lei 10.369/03.
Também apontaram caminhos para a possibilidade de integração desta temática ao projeto de estágio Pós-Doutoral voltado à Filosofia, Política e Direito e a docência em Filosofia, subsidiando a ideia da edição deste livro em parceria com pesquisadores dessa temática.
Nessa perspectiva, ratifica-se razões para a iniciativa de organização do livro, que agora apresento sobre Antropologias e Africanidades
Desse modo, anunciava-se a possibilidade de praticar-se a função da Filosofia nas interfaces com as demais ciências.
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