Gestão Educacional Nos Municípios: Entraves E Perspectivas

A produção científica no Brasil vem se ampliando ano a ano. Para tal, têm contribuído os Programas de Pós-Graduação, Institutos e Grupos de Pesquisas. Os primeiros, em número maior, consolidaram-se a partir dos anos de 1960, tendo como um de seus parâmetros o Parecer C.F.E. 977

, de 3 de dezembro de 1965, sendo seu relator Newton Sucupira, definindo o que seria a pós-graduação no Brasil, suas finalidades e níveis.
A opção pela formação em nível nacional dos pós-graduandos obteve apoio governamental, tendo esta política se fortalecido graças, dentre outras iniciativas, ao empenho do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Acrescentam-se a estas iniciativas os fundos de amparo à pesquisa, presentes em muitas universidades, além de Fundações de Amparo à Pesquisa com atuações destacadas em determinados Estados.
A consolidação da Pós-Graduação, a formação de mestres e doutores, os estágios de pós-doutorado, os apoios citados além das regulações estabelecidas pela Capes têm contribuído para o aumento significativo das pesquisas. De outra parte, a criação de Associações Nacionais de Pesquisa, em diferentes campos, o estímulo à formação de Grupos de Pesquisa, a definição de Núcleos de Pesquisa em diferentes universidades e os aportes recebidos do CNPq e da Capes concorrem para o dinamismo no setor.
O livro que chega às nossas mãos, Gestão Educacional nos Municípios, organizado por Maria Couto Cunha, é uma amostra de pesquisas realizadas na Linha de Pesquisa Política e Gestão da Educação, do Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal da Bahia, compreendendo a produção de docentes e discentes, contando com o apoio do PRADEM/ISP/UFBA, do PIBIC/UFBA e da FAPESB.
Os estudos apresentados analisam políticas públicas, implantadas na área educacional, nas duas últimas décadas, principalmente no que se refere à descentralização do ensino. As análises evidenciaram a gênese destas políticas, as forças que engendraram suas formulações, as implantações das mesmas e, em alguns casos, investigaram os impactos produzidos. O foco da grande maioria dos estudos reside no desdobramento destas políticas nos governos municipais, registrando uma pesquisa sobre violência escolar e outra sobre a formação de diretores de escolas estaduais.

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A produção científica no Brasil vem se ampliando ano a ano. Para tal, têm contribuído os Programas de Pós-Graduação, Institutos e Grupos de Pesquisas. Os primeiros, em número maior, consolidaram-se a partir dos anos de 1960, tendo como um de seus parâmetros o Parecer C.F.E. 977, de 3 de dezembro de 1965, sendo seu relator Newton Sucupira, definindo o que seria a pós-graduação no Brasil, suas finalidades e níveis.
A opção pela formação em nível nacional dos pós-graduandos obteve apoio governamental, tendo esta política se fortalecido graças, dentre outras iniciativas, ao empenho do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Acrescentam-se a estas iniciativas os fundos de amparo à pesquisa, presentes em muitas universidades, além de Fundações de Amparo à Pesquisa com atuações destacadas em determinados Estados.
A consolidação da Pós-Graduação, a formação de mestres e doutores, os estágios de pós-doutorado, os apoios citados além das regulações estabelecidas pela Capes têm contribuído para o aumento significativo das pesquisas. De outra parte, a criação de Associações Nacionais de Pesquisa, em diferentes campos, o estímulo à formação de Grupos de Pesquisa, a definição de Núcleos de Pesquisa em diferentes universidades e os aportes recebidos do CNPq e da Capes concorrem para o dinamismo no setor.
O livro que chega às nossas mãos, Gestão Educacional nos Municípios, organizado por Maria Couto Cunha, é uma amostra de pesquisas realizadas na Linha de Pesquisa Política e Gestão da Educação, do Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal da Bahia, compreendendo a produção de docentes e discentes, contando com o apoio do PRADEM/ISP/UFBA, do PIBIC/UFBA e da FAPESB.
Os estudos apresentados analisam políticas públicas, implantadas na área educacional, nas duas últimas décadas, principalmente no que se refere à descentralização do ensino. As análises evidenciaram a gênese destas políticas, as forças que engendraram suas formulações, as implantações das mesmas e, em alguns casos, investigaram os impactos produzidos. O foco da grande maioria dos estudos reside no desdobramento destas políticas nos governos municipais, registrando uma pesquisa sobre violência escolar e outra sobre a formação de diretores de escolas estaduais.

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