Horizontes Midiáticos: Aspectos Da Comunicação Na Era Digital

“Quem não se comunica se trumbica”, já dizia Abelardo Barbosa, o saudoso Chacrinha, em seu programa semanal. A mensagem chegava aos lares brasileiros nos idos de 1970, e não poderia ser mais atual.


O termo comunicação deriva do termo latino “communicare”, que significa partilhar, participar de algo, tornar comum. Os avanços tecnológicos alteraram de maneira significativa o ato de se comunicar, que, atualmente, se realiza de diversas maneiras, inconcebíveis há alguns anos.
Vive-se hoje na Era Digital. Muitas das interações e trocas afetivas, antes feitas presencialmente, são hoje desempenhadas de maneira digital. Assim, muitos comportamentos foram modificados: temos amigos virtuais; as experiências de consumo são vividas no interior de nossas casas, em frente ao computador; e a greve dos bancários não tem o impacto de outrora, pois as contas são pagas via internet. Pode-se afirmar que, além dos aspectos práticos da vida cotidiana, boa parte das interações pessoais e/ou institucionais do ser humano se dão, atualmente, de maneira virtual.
Dessa forma, mostra-se bastante oportuna a edição da obra “Horizontes midiáticos: aspectos da comunicação na era digital”. Neste volume, são registradas as inquietações dos profissionais de comunicação que realizaram o Trabalho de Conclusão de seu curso de pós-graduação. Nos textos, podem ser percebidos seus desafios: encarar o papel em branco, recortar um tema empolgante, expressar-se segundo o discurso científico, desenvolver a humildade para compartilhar suas ideias e também acatar (mas nem sempre) as observações do orientador.
Deve-se valorizar a iniciativa da Editora Pimenta Cultural, pois, por meio deste livro, são divulgadas as reflexões e pesquisas realizadas no âmbito acadêmico, e, se não fosse pela Pimenta Cultural, permaneceriam nas estantes das bibliotecas ou arquivadas nos prontuários dos alunos. Os leitores desses textos terão acesso aos temas abordados na pós-graduação, fórum privilegiado de discussão acadêmica e de produção do conhecimento contemporâneo. As abordagens dos autores têm profundo vínculo com o mercado, visto que o aperfeiçoamento profissional é o objetivo principal dos cursos lato sensu, diferentemente dos stricto sensu, que pretendem formar docentes e pesquisadores com seus programas de mestrado e doutorado. Com relativa frequência, um curso de especialização é um primeiro contato do estudante com a pós-graduação, o qual acaba por tomar gosto pelo ambiente acadêmico e decidindo-se por uma empreitada mais audaciosa, como um curso de mestrado profissional, alternativa relativamente recente nas instituições de ensino brasileiras.

Links para Download

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Mais Lidos

Blog

Horizontes Midiáticos: Aspectos Da Comunicação Na Era Digital

“Quem não se comunica se trumbica”, já dizia Abelardo Barbosa, o saudoso Chacrinha, em seu programa semanal. A mensagem chegava aos lares brasileiros nos idos de 1970, e não poderia ser mais atual.
O termo comunicação deriva do termo latino “communicare”, que significa partilhar, participar de algo, tornar comum. Os avanços tecnológicos alteraram de maneira significativa o ato de se comunicar, que, atualmente, se realiza de diversas maneiras, inconcebíveis há alguns anos.
Vive-se hoje na Era Digital. Muitas das interações e trocas afetivas, antes feitas presencialmente, são hoje desempenhadas de maneira digital. Assim, muitos comportamentos foram modificados: temos amigos virtuais; as experiências de consumo são vividas no interior de nossas casas, em frente ao computador; e a greve dos bancários não tem o impacto de outrora, pois as contas são pagas via internet. Pode-se afirmar que, além dos aspectos práticos da vida cotidiana, boa parte das interações pessoais e/ou institucionais do ser humano se dão, atualmente, de maneira virtual.
Dessa forma, mostra-se bastante oportuna a edição da obra “Horizontes midiáticos: aspectos da comunicação na era digital”. Neste volume, são registradas as inquietações dos profissionais de comunicação que realizaram o Trabalho de Conclusão de seu curso de pós-graduação. Nos textos, podem ser percebidos seus desafios: encarar o papel em branco, recortar um tema empolgante, expressar-se segundo o discurso científico, desenvolver a humildade para compartilhar suas ideias e também acatar (mas nem sempre) as observações do orientador.
Deve-se valorizar a iniciativa da Editora Pimenta Cultural, pois, por meio deste livro, são divulgadas as reflexões e pesquisas realizadas no âmbito acadêmico, e, se não fosse pela Pimenta Cultural, permaneceriam nas estantes das bibliotecas ou arquivadas nos prontuários dos alunos. Os leitores desses textos terão acesso aos temas abordados na pós-graduação, fórum privilegiado de discussão acadêmica e de produção do conhecimento contemporâneo. As abordagens dos autores têm profundo vínculo com o mercado, visto que o aperfeiçoamento profissional é o objetivo principal dos cursos lato sensu, diferentemente dos stricto sensu, que pretendem formar docentes e pesquisadores com seus programas de mestrado e doutorado. Com relativa frequência, um curso de especialização é um primeiro contato do estudante com a pós-graduação, o qual acaba por tomar gosto pelo ambiente acadêmico e decidindo-se por uma empreitada mais audaciosa, como um curso de mestrado profissional, alternativa relativamente recente nas instituições de ensino brasileiras.

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Pesquisar

Mais Lidos

Blog