Fronteiras E Fundamentos Conceptuais Das Relações Públicas Vol. I

Na esfera académica de língua inglesa, Organisational Communication e Public Relations representam áreas de investigação distintas, com raízes e tradições científicas diferentes. A Comunicação Organizacional é comumente associada ao estudo dos processos comunicacionais intra-organizacionais e à comunicação inter-pessoal

entre os membros da organização. As Relações Públicas são sobretudo associadas às relações desenvolvidas pelas organizações com os diferentes grupos de públicos ou stakeholders. Tradicionalmente, a investigação em Comunicação Organizacional olhava para as organizações como um contêiner dentro do qual a comunicação acontecia. Ficava de fora a análise dos processos comunicacionais e relacionais que se desenvolviam além das fronteiras organizacionais. Daí que a comunicação direcionada para as audiências externas ou para o mercado fosse considerada do âmbito das Relações Públicas ou do Marketing.
Hoje não se justifica um olhar para “dentro” separado do “olhar para fora” no estudo dos processos comunicativos das organizações. Para legitimarem o seu lugar na sociedade, em termos materiais e simbólicos, as organizações têm de desenvolver uma enorme variedade de atividades complexas de comunicação.
Atividades essas que não são facilmente circunscritas e que podem envolver tanto relações internas como externas. Não faz sentido dividir os domínios de investigação em “comunicação interna” ou “comunicação externa”.
Pode-se pensar nos funcionários como potenciais embaixadores de uma organização, por exemplo. Mas este papel diplomático não está à partida garantido.
Uma ação comunicacional junto dos públicos internos pode ter impacto nos públicos externos, e vice-versa.
A divisão do campo de estudo da Comunicação Organizacional e das Relações Públicas é ainda visível nas próprias comunidades e associações científicas internacionais. No caso da International Communication Association (ICA), por exemplo, existem dois grupos separados para a investigação em cada uma das áreas: Public Relations Division e Organisational Communication Division. Esta separação de campos está também patente nas principais revistas científicas. A Management Communication Quarterly, por um lado, e a a Public Relations Review, por outro, são representativas, respectivamente, da investigação em Comunicação Organizacional e em Relações Públicas.

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Na esfera académica de língua inglesa, Organisational Communication e Public Relations representam áreas de investigação distintas, com raízes e tradições científicas diferentes. A Comunicação Organizacional é comumente associada ao estudo dos processos comunicacionais intra-organizacionais e à comunicação inter-pessoal entre os membros da organização. As Relações Públicas são sobretudo associadas às relações desenvolvidas pelas organizações com os diferentes grupos de públicos ou stakeholders. Tradicionalmente, a investigação em Comunicação Organizacional olhava para as organizações como um contêiner dentro do qual a comunicação acontecia. Ficava de fora a análise dos processos comunicacionais e relacionais que se desenvolviam além das fronteiras organizacionais. Daí que a comunicação direcionada para as audiências externas ou para o mercado fosse considerada do âmbito das Relações Públicas ou do Marketing.
Hoje não se justifica um olhar para “dentro” separado do “olhar para fora” no estudo dos processos comunicativos das organizações. Para legitimarem o seu lugar na sociedade, em termos materiais e simbólicos, as organizações têm de desenvolver uma enorme variedade de atividades complexas de comunicação.
Atividades essas que não são facilmente circunscritas e que podem envolver tanto relações internas como externas. Não faz sentido dividir os domínios de investigação em “comunicação interna” ou “comunicação externa”.
Pode-se pensar nos funcionários como potenciais embaixadores de uma organização, por exemplo. Mas este papel diplomático não está à partida garantido.
Uma ação comunicacional junto dos públicos internos pode ter impacto nos públicos externos, e vice-versa.
A divisão do campo de estudo da Comunicação Organizacional e das Relações Públicas é ainda visível nas próprias comunidades e associações científicas internacionais. No caso da International Communication Association (ICA), por exemplo, existem dois grupos separados para a investigação em cada uma das áreas: Public Relations Division e Organisational Communication Division. Esta separação de campos está também patente nas principais revistas científicas. A Management Communication Quarterly, por um lado, e a a Public Relations Review, por outro, são representativas, respectivamente, da investigação em Comunicação Organizacional e em Relações Públicas.

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