Comunicação, Eleições E Redemocratização Brasileira

Em 2013, o XII Congresso Brasileiro de Comunicação e Marketing Político, promovido pela Sociedade Brasileira de Pesquisadores e Profissionais de Comunicação e Marketing Político (POLITICOM) e a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), elucidou a correlação entre a Comunicação, as Eleições e a Redemocratização Brasileira

, ponderando os estímulos às manifestações sociais, promovidas em junho daquele ano em várias capitais do país, através de discussões sobre o papel dos partidos políticos e as vozes nas ruas e avenidas brasileiras.
O cenário histórico da política brasileira após a redemocratização do país também foi alvo de apontamentos feitos por pesquisadores e estudantes universitários, contribuindo com o aprofundamento de entendimento sobre os motivos e as inquietações que permeiam as mobilizações sociais nos tempos atuais.
O encontro anual, realizado entre os dias 17 e 18 de outubro na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), resultou em memoráveis pesquisas no campo da comunicação política e eleitoral, sendo que parte destas compõe a presente publicação que enaltece desde o uso da propaganda ideológica e a formação do engajamento cívico até a utilização da sociedade de rede na construção e desconstrução de imagem pública.
No primeiro capítulo, o pesquisador Nelson Toledo Ferreira analisa o uso da imprensa partidária na construção da representação política, debruçado pelos enquadramentos noticiosos das legendas e o desnudamento das estratégias para construir os sentidos de pertencimento, de identificação partidária, de autorização e de vocalização de demandas sociais.
A pesquisadora Mariana Rezende dos Passos estuda a representação política de Hugo Chávez e a mistificação do chavismo no imaginário social venezuelano, consolidado por discursos políticos disseminados aos eleitores menos favorecidos do país.
Ainda no primeiro capítulo, os pesquisadores Margarete Salles Iwanikow, Rafael Iwanikow e Roberto Gondo Macedo estudam o exercício democrático e cívico do voto e os percentuais de alternância de poder partidário no pleito de 2012 nas capitais brasileiras, desnudando o principal exercício de cidadania e a demonstração da vontade popular nos processos eleitorais.

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Em 2013, o XII Congresso Brasileiro de Comunicação e Marketing Político, promovido pela Sociedade Brasileira de Pesquisadores e Profissionais de Comunicação e Marketing Político (POLITICOM) e a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), elucidou a correlação entre a Comunicação, as Eleições e a Redemocratização Brasileira, ponderando os estímulos às manifestações sociais, promovidas em junho daquele ano em várias capitais do país, através de discussões sobre o papel dos partidos políticos e as vozes nas ruas e avenidas brasileiras.
O cenário histórico da política brasileira após a redemocratização do país também foi alvo de apontamentos feitos por pesquisadores e estudantes universitários, contribuindo com o aprofundamento de entendimento sobre os motivos e as inquietações que permeiam as mobilizações sociais nos tempos atuais.
O encontro anual, realizado entre os dias 17 e 18 de outubro na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), resultou em memoráveis pesquisas no campo da comunicação política e eleitoral, sendo que parte destas compõe a presente publicação que enaltece desde o uso da propaganda ideológica e a formação do engajamento cívico até a utilização da sociedade de rede na construção e desconstrução de imagem pública.
No primeiro capítulo, o pesquisador Nelson Toledo Ferreira analisa o uso da imprensa partidária na construção da representação política, debruçado pelos enquadramentos noticiosos das legendas e o desnudamento das estratégias para construir os sentidos de pertencimento, de identificação partidária, de autorização e de vocalização de demandas sociais.
A pesquisadora Mariana Rezende dos Passos estuda a representação política de Hugo Chávez e a mistificação do chavismo no imaginário social venezuelano, consolidado por discursos políticos disseminados aos eleitores menos favorecidos do país.
Ainda no primeiro capítulo, os pesquisadores Margarete Salles Iwanikow, Rafael Iwanikow e Roberto Gondo Macedo estudam o exercício democrático e cívico do voto e os percentuais de alternância de poder partidário no pleito de 2012 nas capitais brasileiras, desnudando o principal exercício de cidadania e a demonstração da vontade popular nos processos eleitorais.

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