Raimunda Silva D’Alencar & Carmen Maria Andrade – A Educação (Re)Visitada: A Velhice Na Sala De Aula

Posted on Posted in Educação, Pedagogia

Educar na velhice….. para quê?
Viver muito, e bem, é o objetivo de todos nós, em um mundo que passa por profundas transformações. A rapidez, e até a precipitação dos acontecimentos, coloca para os idosos de hoje desafios e questionamentos que parecem de outra época, dado o abismo que nos separa de nós mesmos.
Os idosos estão divididos em função da sociedade que os  mobiliza e, ao mesmo tempo, imobiliza, de diferentes modos e intensidades, às vezes mantendo-os ativos, às vezes impotentes e paralisados, enquanto a sociedade flui.
Alguns são mais exigentes, outros mais discretos, mas todos buscam compreender esse desencontro e decifrar as fraturas que marcam o cotidiano, especialmente porque precisam mover-se na direção das referências desse mundo aceleradamente em transformação. Idosos que continuam tendo sonhos, criando expectativas, construindo projetos, estabelecendo metas, sendo desafiados na convivência.
Responder a esses desafios e alimentar a esperança de que viver vale a pena, é a grande missão reservada à educação, que deve falar de coisas simples para pessoas com múltiplas experiências de vida, otimizando oportunidades para uma longevidade mais qualificada.
Este livro reúne textos de professores de diferentes realidades brasileiras interessados na questão da velhice e do envelhecer, com o objetivo de subsidiar discussões sobre o tema, dentro e fora do ambiente acadêmico.
A ideia foi compartilhar as experiências que desenvolvemos, nas Instituições de Ensino Superior onde atuamos, com um volume maior de pessoas que já trabalham, ou desejam fazê-lo, com o segmento idoso da população.
A esperança é de contribuir com a educação, abrindo-a para novos diálogos, com novos sujeitos.

Deixe uma resposta