Cuida Bem De Mim: Teatro, Afeto E Violência Nas Escolas

O livro é iniciado situando o leitor sobre as diversas características do espectador no teatro contemporâneo, trazendo, depois, no segundo capítulo, as informações principais sobre o espetáculo Cuida Bem de Mim; sua história, desde a estreia em 1996; o enredo do espetáculo; os perfis dos personagens; e a transformação da obra em um projeto.


Já no terceiro capítulo, investigamos a recepção, através da transcrição e análise de trechos dos debates, pesquisando a questão do afeto no espetáculo e o foco no jovem, e como a obra ressoa nele. Trata-se de uma pesquisa sobre as múltiplas identificações do jovem espectador com os jovens atores e os seus personagens. Para isso, criamos alguns diagramas que sintetizam as relações afetivas que ocorreram entre plateia e texto, partindo de um olhar mais específico sobre a dramaturgia do espetáculo.
No quarto capítulo, abordamos o contexto deste jovem e o que denominamos de cultura juvenil. Há uma análise da obra mais focalizada na encenação e em como seus elementos se conectam com o público. Há referências aos diversos signos da obra, mostrando as relações de identificação com a cena e com as características da cultura juvenil que se encontram nos elementos como cenário, sonoplastia, iluminação, maquiagem, interpretação, figurino etc. Neste contexto, mostramos como a questão das violências simbólicas e físicas da escola pública são discutidas e refletidas a partir do espetáculo.
Concluímos mostrando o efetivo impacto educativo de um espetáculo, sendo algo que precisa ser muito pesquisado, pois vem junto a isso a argumentação de “como” o teatro educa e “como” isto se dá dentro de um processo de recepção.

Links para Download

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Mais Lidos

Blog

Cuida Bem De Mim: Teatro, Afeto E Violência Nas Escolas

O livro é iniciado situando o leitor sobre as diversas características do espectador no teatro contemporâneo, trazendo, depois, no segundo capítulo, as informações principais sobre o espetáculo Cuida Bem de Mim; sua história, desde a estreia em 1996; o enredo do espetáculo; os perfis dos personagens; e a transformação da obra em um projeto.
Já no terceiro capítulo, investigamos a recepção, através da transcrição e análise de trechos dos debates, pesquisando a questão do afeto no espetáculo e o foco no jovem, e como a obra ressoa nele. Trata-se de uma pesquisa sobre as múltiplas identificações do jovem espectador com os jovens atores e os seus personagens. Para isso, criamos alguns diagramas que sintetizam as relações afetivas que ocorreram entre plateia e texto, partindo de um olhar mais específico sobre a dramaturgia do espetáculo.
No quarto capítulo, abordamos o contexto deste jovem e o que denominamos de cultura juvenil. Há uma análise da obra mais focalizada na encenação e em como seus elementos se conectam com o público. Há referências aos diversos signos da obra, mostrando as relações de identificação com a cena e com as características da cultura juvenil que se encontram nos elementos como cenário, sonoplastia, iluminação, maquiagem, interpretação, figurino etc. Neste contexto, mostramos como a questão das violências simbólicas e físicas da escola pública são discutidas e refletidas a partir do espetáculo.
Concluímos mostrando o efetivo impacto educativo de um espetáculo, sendo algo que precisa ser muito pesquisado, pois vem junto a isso a argumentação de “como” o teatro educa e “como” isto se dá dentro de um processo de recepção.

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Pesquisar

Mais Lidos

Blog