Juliana Pacheco (Org.) – Filósofas: A Presença Das Mulheres Na Filosofia

Posted on Posted in Filosofia

Existiram filósofas? Existem filósofas? As mulheres participaram da história da filosofia? Estas são questões que ainda se mostram presentes dentro do campo filosófico, gerando surpresa e espanto – em certos casos resistência – quando alguma pensadora é mencionada. Portanto, o livro Filósofas: a presença das mulheres na filosofia busca evidenciar e mostrar a participação das mulheres na filosofia, desde a Idade Antiga até a Idade Contemporânea. Neste livro estão reunidos diversos textos, cada qual abordando uma respectiva filósofa.  As leitoras e os leitores  irão encontrar a vida, obra e pensamento de filósofas como: Hipátia, Aspásia, Safo de Lesbos, Hildegarda de Bingen, Olympe de Gouges, Lou Andreas-Salomé, Hannah Arendt, Simone de Beauvoir, Susan Sontag, Graciela Hierro, Angela Davis, Judith Butler e tantas outras.
Falar em filósofas é “destruir” toda uma tradição filosófica machista e misógina, a qual silenciou e ocultou não só a presença das mulheres pensadoras, como a contribuição delas para a história da filosofia. Ao se falar filósofas estaremos rompendo com anos de submissão e subordinação, estaremos fazendo justiça com aquelas mulheres que fizeram diferença e com as que atualmente também fazem a diferença. Falar filósofas é falar em “revolução” no sentido de transformação, de se mostrar indignada e revoltada com o poder estabelecido, poder este que acaba tornando a filosofia como um privilégio dos homens, onde a palavra filósofos é restrita, exclusiva e universalmente “masculinizada”.
Por isso, esta obra visa trazer a presença das filósofas, as fazer serem ouvidas e conhecidas. O livro está dividido em 19 capítulos, cada um abordando uma respectiva filósofa desde a Antiguidade até os tempos atuais.
Há inúmeras filósofas neste mundo, ficando impossível de ter todas em uma única obra, mas certamente esta é a primeira de muitas obras que virão. Aqui no Brasil, infelizmente, há muitos caminhos a serem percorridos no que se refere ao estudo e resgate das filósofas na filosofia.

Deixe uma resposta