Antônio Dias Nascimento & Tânia Maria Hetkowski (Orgs.) – Memória E Formação De Professores

Posted on Posted in Educação, Pedagogia

Os estudos aqui reunidos têm como destaque as temáticas Memória e Formação de Professores. Ampliando os esforços no sentido de aproximar, por um lado, a idéia de Contemporaneidade, entendida como o esforço comum em busca da construção de relações sociais harmoniosas, baseadas nos idéias de solidariedade, respeito às identidades, convivência com a diversidade e, sobretudo, de respeito e preservação da vida, e, por outro, a idéia de Educação vista como um processo de formação de sujeitos autônomos, solidários e participativos.
A primeira temática diz respeito à Memória da Educação, um dos eixos de interesse de investigação do nosso Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC), considerando a importância de se identificar o modo como se entrecruzaram aqui os vários processos civilizatórios e como se articularam com os processos educativos no que se refere a história da educação, pluralidade cultural, movimentos sociais, representação social e inclusão.
A segunda temática contempla, mais especificamente, a Formação de Professores. Em verdade, de pouco adianta adotar-se uma visão de futuro baseada na busca de novas utopias, se não tomarmos também como prioridade os estudos e pesquisas que contribuam para a formação de novos agentes destinados ao papel de formadores para um mundo mais humano e justo. Por acreditarmos que este esforço de investigação e de práticas sociais, participativo e dialógico, é que buscamos a parceria de outros pesquisadores que, como nós, mesmo estando em outros recantos do País, convergem para as mesmas preocupações.
Assim é que a presente coletânea é resultado de uma parceria realizada entre os pesquisadores do PPGEduC da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e pesquisadores de mais quatro universidades brasileiras, tais como Universidade Estadual do Janeiro (UERJ), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC). Somos profundamente agradecidos a todos eles por estarmos juntos partilhando os resultados de nossas investigações no campo da educação.

Deixe uma resposta