As Representações Na Geografia

Nas últimas décadas, os estudos realizados pelo Ministério de Educação e Cultura têm constado uma distância entre os conteúdos ensinados nas escolas, as diversidades históricas e regionais do território brasileiro e as próprias realidades vividas pelos alunos.


Para amenizar essas distorções, o documento ministerial - Parâmetros Curriculares Nacionais - (PCN, 1997) propõem que as escolas trabalhem com conteúdos e conceitos em relação às realidades sociais, culturais e espaciais dos alunos, a fim de valorizar o que é próprio da identidade de cada grupo.
Por outro lado, enfatiza ainda que se deve trabalhar os conteúdos articulados com diversos temas transversais e, entre eles, o da pluralidade
do patrimônio cultural.
Assim, através de uma exaustiva revisão de literatura, percebemos que o problema
da falta de articulação nos campos da Educação Geográfica, Cartográfica e Patrimonial se estabelece a partir dos seguintes pontos: em geral, as diferentes pesquisas de Santos; Rosa; Oliveira; Le Sann; Lopes e Deceny; Smielli; Almeida e Francischett abordam o sujeito com ênfase nas proposições de métodos e instrumentos didáticos no ensino da cartografia escolar, porém, trazem poucos elementos teóricos e metodológicos que
suportem a prática dos professores e sua relação com a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro.
Esses estudos negligenciam os alunos das séries iniciais e nenhum deles faz uma abordagem comparativa entre as representações dos alunos, com idades e meios socio-culturais diferentes, que cursam o ensino fundamental, levando os resultados a uma didática que articule os conteúdos da Geografia, da Cartografia e do tema transversal com a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro.
Segundo Eliane Ferreira Campos Vieira, Roberto Célio Valadão e Anine Le Sann, a representação do espaço é uma tarefa realizada desde os primórdios da humanidade.
A Cartografia apresenta recursos cada vez mais aprimorados para a representação do espaço geográfico.
Esses recursos constituem importantes ferramentas no ensino de Geografia e são elementos auxiliares no processo de construção de conceitos essenciais na exploração do espaço geográfico.

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Nas últimas décadas, os estudos realizados pelo Ministério de Educação e Cultura têm constado uma distância entre os conteúdos ensinados nas escolas, as diversidades históricas e regionais do território brasileiro e as próprias realidades vividas pelos alunos.
Para amenizar essas distorções, o documento ministerial – Parâmetros Curriculares Nacionais – (PCN, 1997) propõem que as escolas trabalhem com conteúdos e conceitos em relação às realidades sociais, culturais e espaciais dos alunos, a fim de valorizar o que é próprio da identidade de cada grupo.
Por outro lado, enfatiza ainda que se deve trabalhar os conteúdos articulados com diversos temas transversais e, entre eles, o da pluralidade
do patrimônio cultural.
Assim, através de uma exaustiva revisão de literatura, percebemos que o problema
da falta de articulação nos campos da Educação Geográfica, Cartográfica e Patrimonial se estabelece a partir dos seguintes pontos: em geral, as diferentes pesquisas de Santos; Rosa; Oliveira; Le Sann; Lopes e Deceny; Smielli; Almeida e Francischett abordam o sujeito com ênfase nas proposições de métodos e instrumentos didáticos no ensino da cartografia escolar, porém, trazem poucos elementos teóricos e metodológicos que
suportem a prática dos professores e sua relação com a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro.
Esses estudos negligenciam os alunos das séries iniciais e nenhum deles faz uma abordagem comparativa entre as representações dos alunos, com idades e meios socio-culturais diferentes, que cursam o ensino fundamental, levando os resultados a uma didática que articule os conteúdos da Geografia, da Cartografia e do tema transversal com a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro.
Segundo Eliane Ferreira Campos Vieira, Roberto Célio Valadão e Anine Le Sann, a representação do espaço é uma tarefa realizada desde os primórdios da humanidade.
A Cartografia apresenta recursos cada vez mais aprimorados para a representação do espaço geográfico.
Esses recursos constituem importantes ferramentas no ensino de Geografia e são elementos auxiliares no processo de construção de conceitos essenciais na exploração do espaço geográfico.

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