Adriana Freitas Neves & Outros (Orgs.) – Estudos Interdisciplinares Em Ciências Ambientais, Território E Movimentos Sociais

Posted on Posted in Biologia, Ciências Sociais, Ecologia, Geografia

Este livro foi idealizado pela Coordenação de Pesquisa e Pós-Graduação (CPPG) da Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão (UFG-RC), e viabilizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG). É constituído por onze capítulos resultantes dos trabalhos apresentados durante o III Seminário de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (III SPPGI) e tem como objetivo principal apresentar textos relevantes associados aos âmbitos da Geografia.
O primeiro capítulo, “A cidade contemporânea e o papel do programa Minha Casa, Minha Vida no contexto da habitação social”, apresenta reflexões acerca da produção e reprodução do espaço urbano na cidade capitalista e dos condicionantes da atual política habitacional de interesse social voltada às classes de menor poder aquisitivo, tendo como base de análise o programa Minha Casa, Minha Vida.
O Capítulo 2, “Contaminantes emergentes – um problema a ser discutido”, aborda a exposição de estudo sobre a remoção do composto estrona (E1) utilizando o adsorvente Typha angustifolia L. tratado em meio ácido.
No Capítulo 3, “Geotecnologias: uma análise ambiental da bacia hidrográfica do Ribeirão Ponte Alta-MG, por meio de mapeamento temático”, descreve-se, a partir do uso integrado de produtos e técnicas do sensoriamento remoto e do geoprocessamento, uma avaliação espacial dos aspectos do uso e da ocupação da terra na área da bacia hidrográfica do Ribeirão Ponte Alta, no estado de Minas Gerais.
O texto “Just in Time e as relações de trabalho na montadora Mitsubishi Motors do Brasil S.A.”, que constitui o quarto capítulo deste volume, traz uma análise acerca do processo de reestruturação produtiva do capital mediante os princípios do toyotismo para, então, apresentar os principais impactos no trabalho e nas relações de trabalho, tendo como base de análise o processo de produção desenvolvido na linha de montagem da indústria automotiva Mitsubishi Motors do Brasil S.A. (Mitsubishi ou MMCB), localizada em Catalão-GO.
No Capítulo 5, “O limiar da política habitacional no Brasil: do Império à República Velha”, os autores, pautados em uma pesquisa documental de leis e decretos, analisam o início das políticas habitacionais no Brasil, no recorte sincrônico entre o Império (1822-1889) e a República Velha (1889-1930).

Deixe uma resposta