Elizete Passos – Anfrísia Santiago (1894-1970)

Posted on Posted in Biografia, Educação, Pedagogia

Anfrísia Santiago nasceu no dia 21 de setembro de 1894, na rua dos Marchantes, número 65, no Distrito de Santo Antonio, na cidade de Salvador. Nesse período, final do século XIX e início do XX, a Bahia continuava sendo um Estado dependente da agricultura e do comércio importador e exportador, entretanto, a consolidação da independência do país acenava para um impulso na indústria, principalmente têxtil. A cidade de Salvador passava por mudanças importantes em sua estrutura urbana, com a implantação de serviços de iluminação elétrica, esgotamento sanitário e novos meios de transporte.
Seus pais, Marciano de Santiago e Amélia Rosa de Araújo Santiago, possuíam poucos recursos econômicos, no dizer de Anfrísia: “tão pobres e tão esforçados”, sacrificaram-se para que ela pudesse encaminhar-se à “missão de ensinar ”. O estímulo da família, decerto, além de representar uma necessidade concreta de uma família de poucos recursos, que exigia e permitia o trabalho feminino, fez-se em virtude dessa ser uma das poucas opções de trabalho permitido à mulher naquele momento.
Nesse período, as representações que a sociedade tinha da mulher e que elas mesmas haviam interiorizado, não comportava a idéia da mesma exercendo trabalho remunerado, entretanto, algumas, como por exemplo a educadora retratada, viam-se obrigadas a ele como forma de sobrevivência, diante do que o magistério se apresentava como uma das poucas ocupações possíveis, pela dignidade e adequação que ele representava ao sexo feminino.
Tendo ficado órfã de pai aos vinte e três anos de idade e como a mais velha dos seis filhos da família, dedicou-se ao magistério, e passou a viver para ele, sem nunca ter constituído sua família, viveu para a mãe, os irmãos e inúmeras alunas, filhas espirituais. Essa é, quase sempre, uma opção que mulheres que se dedicavam a uma profissão precisavam fazer, diante da incongruência entre trabalho e casamento definida socialmente.

Deixe uma resposta