Biblioteca Do Século XXI: Desafios E Perspectivas

As bibliotecas de instituições públicas precisam repensar seu espaço. Necessitam ressignificar seu papel. Devem criticar-se. Nesse exercício simbólico, possivelmente perceberão que perderam espaço, prestígio, usuários, serviços e investimento.

Essa realidade costuma assombrar grande parte dessas bibliotecas – pelo menos, aquelas que ainda não foram fechadas –, principalmente ao olharem para o passado e perceberem que lá eram respeitadas, utilizadas e tinham, de fato, grande importância. E hoje? Qual o papel que a biblioteca de uma organização pública ocupa? Seus serviços são imprescindíveis à instituição? A quantidade de usuários que utilizam seus serviços aumentou? A organização vive sem sua biblioteca? Para que esta serve e para que tem servido? Além da memória institucional que guarda, se fechar, qual será a grande perda para a instituição?
O que se imagina é que grande parte dessas bibliotecas deve lutar para oferecer serviços informacionais de excelência, adequando-se às exigências que as tecnologias de informação e comunicação (TICs) lhes impuseram. As mudanças contemporâneas cobram dessas bibliotecas prestação de serviços para além de guarda e preservação de documentos, até mesmo digitais. Espera-se que estas consigam proporcionar serviços que sejam mais que necessários aos usuários, que sejam imprescindíveis. Nesse contexto de mudanças tecnológicas, os serviços oferecidos devem mudar. É, de fato, necessária uma adaptação. Cabe a essas bibliotecas começar a recorrer aos recursos para fazerem-se necessárias aos seus usuários. Se não se tornarem um organismo vivo na instituição, certamente fecharão suas portas.
Nesse contexto, desde 2013, a Biblioteca do Ipea busca, por meio do seu projeto Biblioteca do Século XXI, implementar serviços que lhe permitam acompanhar as tendências nacionais e internacionais. Seu foco passou a ser o oferecimento de serviços importantes, valorizados e necessários aos seus usuários. A biblioteca é permeada pela seguinte visão de futuro: “ser reconhecida como biblioteca de excelência na gestão e disseminação da informação, bem como na prestação de serviços ao Ipea, tornando-se referência no Brasil até 2030”.
Para tanto, a biblioteca percebeu a necessidade de difusão e intercâmbio de conhecimento nacional e internacional sobre as principais tendências e aplicações mundiais da área, de modo a ofertar conhecimento de ponta aos seus profissionais.

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As bibliotecas de instituições públicas precisam repensar seu espaço. Necessitam ressignificar seu papel. Devem criticar-se. Nesse exercício simbólico, possivelmente perceberão que perderam espaço, prestígio, usuários, serviços e investimento. Essa realidade costuma assombrar grande parte dessas bibliotecas – pelo menos, aquelas que ainda não foram fechadas –, principalmente ao olharem para o passado e perceberem que lá eram respeitadas, utilizadas e tinham, de fato, grande importância. E hoje? Qual o papel que a biblioteca de uma organização pública ocupa? Seus serviços são imprescindíveis à instituição? A quantidade de usuários que utilizam seus serviços aumentou? A organização vive sem sua biblioteca? Para que esta serve e para que tem servido? Além da memória institucional que guarda, se fechar, qual será a grande perda para a instituição?
O que se imagina é que grande parte dessas bibliotecas deve lutar para oferecer serviços informacionais de excelência, adequando-se às exigências que as tecnologias de informação e comunicação (TICs) lhes impuseram. As mudanças contemporâneas cobram dessas bibliotecas prestação de serviços para além de guarda e preservação de documentos, até mesmo digitais. Espera-se que estas consigam proporcionar serviços que sejam mais que necessários aos usuários, que sejam imprescindíveis. Nesse contexto de mudanças tecnológicas, os serviços oferecidos devem mudar. É, de fato, necessária uma adaptação. Cabe a essas bibliotecas começar a recorrer aos recursos para fazerem-se necessárias aos seus usuários. Se não se tornarem um organismo vivo na instituição, certamente fecharão suas portas.
Nesse contexto, desde 2013, a Biblioteca do Ipea busca, por meio do seu projeto Biblioteca do Século XXI, implementar serviços que lhe permitam acompanhar as tendências nacionais e internacionais. Seu foco passou a ser o oferecimento de serviços importantes, valorizados e necessários aos seus usuários. A biblioteca é permeada pela seguinte visão de futuro: “ser reconhecida como biblioteca de excelência na gestão e disseminação da informação, bem como na prestação de serviços ao Ipea, tornando-se referência no Brasil até 2030”.
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