Héctor Ferreiro & Outros (Orgs.) – Os Aportes Do Itinerário Intelectual De Kant A Hegel: Comunicações Do I Congresso Germano-Latinoamericano Sobre A Filosofía De Hegel

Posted on Posted in Fisiologia

O desenvolvimento da reflexão filosófica que se realizou no período delimitado pelas obras de Kant e de Hegel é um dos mais importantes da história da filosofia.
Neste contexto resulta de especial interesse a questão do sentido e valor da metafísica: a crítica de Kant à metafísica abriu para o pensamento filosófico novos horizontes na medida em que colocou uma série de questões complexas que não puderam ser desde então arquivadas e esquecidas. Agora, no período filosófico que se inicia com a reviravolta crítica de Kant e chega até o sistema enciclopédico de Hegel se voltou a introduzir novamente a metafísica, quer seja em forma subreptícia ou em forma deliberada?
Ou mais bem, a filosofia que surge na Alemanha a partir de Kant assimila, apesar das modificações de perspectiva e de método que introduz, o impulso crítico do enfoque kantiano, conseguindo inclusive amplia-lo e aprofunda-lo? Se isto fosse certo: Quais são as potencialidades filosóficas implicadas no itinerário intelectual de Kant a Hegel no que diz respeito a um modo de pensar pós-metafísico que, no entanto, não quer permanecer nas estreitas margens do positivismo e do naturalismo?
Quais poderiam ser os aportes desta nova forma de pensar os debates contemporâneos em torno das questões fundamentais da filosofia?
Sob o título geral “Metafísica, crítica à metafísica e nova fundamentação do conhecimento: o itinerário intelectual de Kant a Hegel”, entre os dias 19 e 21 de maio de 2014 realizou-se na Pontifícia Universidade Católica Argentina (Buenos Aires, Argentina) o I Congresso Germano-Lationoamericano sobre a Filosofia de Hegel. Mais de 140 expositores de 21 países diferentes debateram ao longo de três dias sobre o problema da relação entre metafísica, crítica à metafísica e teoria do conhecimento assim como sobre outros aspectos relevantes do pensamento de Hegel.
Os conferencistas convidados foram Walter Jaeschke (Bochum), Birgit Sandkaulen (Bochum), Jürgen Stolzenberg (Halle), Anton Friedrich Koch (Heidelberg) y Markus Rothhaar (Eichstätt).

Deixe uma resposta