Contribuições De Um Museu Interativo À Educação Em Ciências E Matemática

Este livro foi produzido no contexto do projeto CAPES nº 057: Observatório da Educação, Museu Interativo e Educação em Ciências: relações construtivas – um projeto unificado que abrangeu diversos projetos individuais, avaliando a situação educacional no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina

, mediante consultas aos bancos de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (INEP). A partir dessas avaliações, foram elaboradas, testadas e avaliadas propostas educacionais inspiradas na interatividade dos experimentos do Museu de Ciências e Tecnologia (MCT/PUCRS), considerando que uma das questões de pesquisa do projeto referido foi a seguinte: Como um museu interativo pode contribuir para a melhoria da educação em Ciências?
É importante avaliar a educação básica em Ciências e Matemática, mas é fundamental também propor alternativas para sua melhoria. Isso já vem sendo realizado por outras pesquisas, muitas das quais ligadas ao MCT-PUCRS, anteriores a esta, envolvendo tanto a educação científica escolar como a formação de novos professores e a educação continuada de professores em efetivo exercício, de modo especial nas escolas públicas. Portanto, este livro, produzido com o apoio da Central de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES), entidade do governo brasileiro voltada à formação de recursos humanos, apresenta subsídios nessa direção em seus diversos capítulos. O mesmo projeto teve apoio também da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (FAPERGS), mediante concessão de uma Bolsa de Iniciação Científica (BIC).
A construção do conhecimento pode ser relacionada à experimentação, tanto na concepção empirista como na construtivista. A primeira considera que o conhecimento esteja fora de nós e deva ser internalizado, a segunda afirma que o conhecimento é estabelecido na interação. Ambas foram comentadas e fundamentadas na introdução a outro livro envolvendo experimentos interativos.
O presente livro apresenta contribuições de um museu interativo à educação científica, incluindo relato de pesquisas, mas nele predominam propostas de trabalho construídas por mestrandos em Educação em Ciências e Matemática PUCRS, na disciplina eletiva Museu Interativo, com apoio de professores do curso. Apresenta ainda algumas contribuições externas ao Programa, enriquecedoras ao projeto. É com satisfação que compartilhamos todos esses trabalhos, na expectativa de que possam ser adaptados a outros contextos e sejam inspiradores a novas propostas.

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Este livro foi produzido no contexto do projeto CAPES nº 057: Observatório da Educação, Museu Interativo e Educação em Ciências: relações construtivas – um projeto unificado que abrangeu diversos projetos individuais, avaliando a situação educacional no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, mediante consultas aos bancos de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (INEP). A partir dessas avaliações, foram elaboradas, testadas e avaliadas propostas educacionais inspiradas na interatividade dos experimentos do Museu de Ciências e Tecnologia (MCT/PUCRS), considerando que uma das questões de pesquisa do projeto referido foi a seguinte: Como um museu interativo pode contribuir para a melhoria da educação em Ciências?
É importante avaliar a educação básica em Ciências e Matemática, mas é fundamental também propor alternativas para sua melhoria. Isso já vem sendo realizado por outras pesquisas, muitas das quais ligadas ao MCT-PUCRS, anteriores a esta, envolvendo tanto a educação científica escolar como a formação de novos professores e a educação continuada de professores em efetivo exercício, de modo especial nas escolas públicas. Portanto, este livro, produzido com o apoio da Central de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES), entidade do governo brasileiro voltada à formação de recursos humanos, apresenta subsídios nessa direção em seus diversos capítulos. O mesmo projeto teve apoio também da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (FAPERGS), mediante concessão de uma Bolsa de Iniciação Científica (BIC).
A construção do conhecimento pode ser relacionada à experimentação, tanto na concepção empirista como na construtivista. A primeira considera que o conhecimento esteja fora de nós e deva ser internalizado, a segunda afirma que o conhecimento é estabelecido na interação. Ambas foram comentadas e fundamentadas na introdução a outro livro envolvendo experimentos interativos.
O presente livro apresenta contribuições de um museu interativo à educação científica, incluindo relato de pesquisas, mas nele predominam propostas de trabalho construídas por mestrandos em Educação em Ciências e Matemática PUCRS, na disciplina eletiva Museu Interativo, com apoio de professores do curso. Apresenta ainda algumas contribuições externas ao Programa, enriquecedoras ao projeto. É com satisfação que compartilhamos todos esses trabalhos, na expectativa de que possam ser adaptados a outros contextos e sejam inspiradores a novas propostas.

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