Igor Morais, Filipe Stona & Gustavo Schuck – Econometria Aplicada No EViews

Posted on Posted in Economia, Estatística

EViews é um programa de estatística para Windows, usado geralmente para análise econométrica. Sua versão 1.0 foi lançada em março de 1994, substituindo o software MicroTSP.
A versão mais atual do EViews é a 9.
O EViews utiliza uma linguagem muito avançada. Ele é muito utilizado em tarefas de análise Econométrica, como para cross-section, dados de painel e estimação por mínimos quadrados ou séries temporais. Ele pode importar dados do Excel, SPSS, SAS, Stata, RATS, e TSP.
Do ponto de vista operacional o EViews é muito mais do que um simples pacote estatístico com uma boa interface. Esse software permite ao usuário manter seus modelos atualizados em tempo real, conectando o mesmo a dados na internet.
Permite programar rotinas diversas com vários modelos e, a despeito das falhas de testes estatísticos de fronteira, o usuário pode ainda se conectar com outros softwares como o R e o Matlab.
O EViews pode ser utilizado para análises estatísticas e econométricas de três diferentes maneiras: interface gráfica, comandos individuais e arquivo de programa. A interface gráfica nos remete a tudo que o usuário visualiza e interage através do uso do mouse, barra de menus e as janelas, como workfile, spreadsheet e gráficos.
Outra forma de acessarmos as funções do software é por instruções de comando. O EViews nos possibilita duas maneiras, a primeira é pela janela de comando em branco logo abaixo da barra de menus.
Nesta podemos executar instruções de somente uma linha, como por exemplo, wfcreate u 1000 e pressionar enter, pronto: criamos um workfile com 1000 observações. Torna-se útil e veloz quando se está trabalhando com a interface gráfica e quer executar comandos simples.
A última maneira é por um arquivo de programa no formato “.prg”. Através dos programas podemos mandar instruções mais complexas, trabalhar com um conjunto superior de dados, salvar nossas linhas de programação para aplicações futuras e conectar oEViews a diferentes bancos de dados ou outros softwares.

Deixe uma resposta