Gestão Do Trabalho E Da Educação Em Saúde

A Organização Mundial da Saúde (OMS) instituiu o período de 2006 a 2015 como a “década de recursos humanos em saúde”. Esse fato reforçou a mobilização de diferentes segmentos envolvidos com esta temática

na análise e reflexão sobre as tensões e conflitos inerentes às relações que se estabelecem no campo do trabalho e da educação em saúde.
Acredita-se que um importante legado a ser deixado é a consolidação de estudos e pesquisas que possam apoiar os países na busca de soluções viáveis para problemas de recursos humanos em saúde (RHS) que se assemelham mesmo em conjunturas sociais díspares, pois refletem sobremaneira a qualidade da atenção à saúde.
A atualidade desta publicação está pautada no caráter central que os recursos humanos assumem na implementação da política nos sistemas de saúde, em especial no Brasil. O livro aponta, a partir da configuração do cenário internacional, os desafios contemporâneos que se apresentam no campo da gestão do trabalho em saúde no país. De um lado, observam-se ações estruturantes de articulação do Ministério da Saúde com o Ministério da Educação envolvendo a formação dos trabalhadores; de outro, ações de qualificação para as mudanças recentes, relacionadas principalmente com a atuação para a Saúde da Família.
A questão central diz respeito às mudanças ocorridas na área nos últimos anos, sobretudo com a criação da Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (SGTES), que além de instituir as diretrizes nacionais da política de recursos humanos em saúde, vem adotando estratégias indutoras com investimentos técnicos, políticos e financeiros para a qualificação da gestão.
Discutem-se os estudos1 realizados no campo de recursos humanos do Sistema Único de Saúde (SUS) que procuraram trazer à tona as condições estruturais dos órgãos de recursos humanos das Secretarias estaduais e municipais de Saúde. Esses estudos, de abrangência nacional, tiveram como objetivo mapear a área no país e serviram como primeira aproximação para a configuração deste setor nas unidades subnacionais, possibilitando sistematizar dados e informações sobre as estruturas locais.

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A Organização Mundial da Saúde (OMS) instituiu o período de 2006 a 2015 como a “década de recursos humanos em saúde”. Esse fato reforçou a mobilização de diferentes segmentos envolvidos com esta temática na análise e reflexão sobre as tensões e conflitos inerentes às relações que se estabelecem no campo do trabalho e da educação em saúde.
Acredita-se que um importante legado a ser deixado é a consolidação de estudos e pesquisas que possam apoiar os países na busca de soluções viáveis para problemas de recursos humanos em saúde (RHS) que se assemelham mesmo em conjunturas sociais díspares, pois refletem sobremaneira a qualidade da atenção à saúde.
A atualidade desta publicação está pautada no caráter central que os recursos humanos assumem na implementação da política nos sistemas de saúde, em especial no Brasil. O livro aponta, a partir da configuração do cenário internacional, os desafios contemporâneos que se apresentam no campo da gestão do trabalho em saúde no país. De um lado, observam-se ações estruturantes de articulação do Ministério da Saúde com o Ministério da Educação envolvendo a formação dos trabalhadores; de outro, ações de qualificação para as mudanças recentes, relacionadas principalmente com a atuação para a Saúde da Família.
A questão central diz respeito às mudanças ocorridas na área nos últimos anos, sobretudo com a criação da Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (SGTES), que além de instituir as diretrizes nacionais da política de recursos humanos em saúde, vem adotando estratégias indutoras com investimentos técnicos, políticos e financeiros para a qualificação da gestão.
Discutem-se os estudos1 realizados no campo de recursos humanos do Sistema Único de Saúde (SUS) que procuraram trazer à tona as condições estruturais dos órgãos de recursos humanos das Secretarias estaduais e municipais de Saúde. Esses estudos, de abrangência nacional, tiveram como objetivo mapear a área no país e serviram como primeira aproximação para a configuração deste setor nas unidades subnacionais, possibilitando sistematizar dados e informações sobre as estruturas locais.

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