Roberto Kaz – O Livro Dos Bichos

Major Tom passou trinta dias no espaço. Orbitou 477 vezes ao redor da Terra e experimentou os rigores da gravidade quando reentrou na atmosfera. O cosmonauta sobreviveu ao pouso e prestou grandes serviços à comunidade científica russa. Major Tom é um camundongo, da raça C57BL/6, a mais usada em experimentos científicos. Sua vida – breve, admite-se – é uma das muitas contadas neste inusitado livro de reportagens animais.
Um dos grandes nomes do novo jornalismo brasileiro, Roberto Kaz chegou a escrever sobre figuras das artes, do futebol e da política, mas especializou-se em textos sobre animais. Cada bicho serve para conduzir o leitor a um universo desconhecido. Assim, quando fala de um touro reprodutor, Kaz revela todo um mundo de negociações milionárias e intrigas políticas. Quando conta sobre a quase extinta ararinha-azul, dá um panorama rico e informado a respeito do protecionismo ambiental. Quando perfila uma celebridade animal, revela uma guerra de patentes nos bastidores da maior emissora do país.
Sempre com empatia, Kaz extrai desses bichos histórias carregadas de tristeza e humor, que revelam tanto sobre o mundo animal quanto sobre nós mesmos.

Deixe uma resposta