The Piggle

D. W. Winnicott - The Piggle

O livro é o relatório literal do tratamento de uma menina apelidada "Piggle". A criança, que foi aceita "de acordo com a demanda" porque morava muito longe do consultório do psicanalista, tinha pouco mais de dois anos ao iniciar o tratamento, que durou três.

O livro é um relato vivo sobre duas pessoas trabalhando e brincando juntas com intensidade e animação propositadas... O leitor tem a rara oportunidade de penetrar na intimidade de um consultório e observar a criança e o terapeuta em atividade.

De acordo com a teoria do amadurecimento emocional de D. W. Winnicott, a saúde relaciona–se a uma adequação entre maturidade emocional e idade cronológica da criança, e “as imaturidades são os resíduos daqueles estados sadios da dependência que caracterizam as fases iniciais do crescimento”.

Desse modo, entende–se o amadurecimento emocional como a constituição gradativa da capacidade de um indivíduo de ser ele mesmo, de cuidar de si mesmo, de suportar e elaborar falhas e decepções, de reconhecer que o outro pode ser e pensar de uma forma diferente, de ter capacidade de se relacionar responsavelmente com o ambiente, bem como de viver uma vida criativa e ver sentido nesta.

Segundo Winnicott, portanto, as patologias psíquicas estariam relacionadas a imaturidades persistentes ao longo do tempo e, sendo assim, em desacordo com a idade cronológica do indivíduo.

Se descartados os problemas de malformação do cérebro e outros problemas neurológicos que contribuem para essas imaturidades1, estas resultariam de falhas, por parte do ambiente, no fornecimento de cuidados facilitadores do amadurecimento emocional da criança.

Desse ponto de vista, cada caso clínico teria necessidades diferentes que poderiam exigir mudanças na técnica psicanalítica clássica, cujo principal recurso é a interpretação.

Essa técnica clássica seria aplicável aos casos de neuroses, ou seja, casos em que o amadurecimento da criança não foi bloqueado em idade mais precoce por inadequação do ambiente2, podendo ela alcançar um grau de integração maior que lhe possibilite a condição de ser um si mesmo individual.

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D. W. Winnicott – The Piggle

O livro é o relatório literal do tratamento de uma menina apelidada “Piggle”. A criança, que foi aceita “de acordo com a demanda” porque morava muito longe do consultório do psicanalista, tinha pouco mais de dois anos ao iniciar o tratamento, que durou três.

O livro é um relato vivo sobre duas pessoas trabalhando e brincando juntas com intensidade e animação propositadas… O leitor tem a rara oportunidade de penetrar na intimidade de um consultório e observar a criança e o terapeuta em atividade.

De acordo com a teoria do amadurecimento emocional de D. W. Winnicott, a saúde relaciona–se a uma adequação entre maturidade emocional e idade cronológica da criança, e “as imaturidades são os resíduos daqueles estados sadios da dependência que caracterizam as fases iniciais do crescimento”.

Desse modo, entende–se o amadurecimento emocional como a constituição gradativa da capacidade de um indivíduo de ser ele mesmo, de cuidar de si mesmo, de suportar e elaborar falhas e decepções, de reconhecer que o outro pode ser e pensar de uma forma diferente, de ter capacidade de se relacionar responsavelmente com o ambiente, bem como de viver uma vida criativa e ver sentido nesta.

Segundo Winnicott, portanto, as patologias psíquicas estariam relacionadas a imaturidades persistentes ao longo do tempo e, sendo assim, em desacordo com a idade cronológica do indivíduo.

Se descartados os problemas de malformação do cérebro e outros problemas neurológicos que contribuem para essas imaturidades1, estas resultariam de falhas, por parte do ambiente, no fornecimento de cuidados facilitadores do amadurecimento emocional da criança.

Desse ponto de vista, cada caso clínico teria necessidades diferentes que poderiam exigir mudanças na técnica psicanalítica clássica, cujo principal recurso é a interpretação.

Essa técnica clássica seria aplicável aos casos de neuroses, ou seja, casos em que o amadurecimento da criança não foi bloqueado em idade mais precoce por inadequação do ambiente2, podendo ela alcançar um grau de integração maior que lhe possibilite a condição de ser um si mesmo individual.

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