Escola Moderna

Francisco Ferrer I Guardia - Escola Moderna

A educação orientada pelos interesses da classe dominante e regulada pelas leis do Estado, ontem e hoje, segue sendo a grande castradora da liberdade das crianças. Contra isso muitos se insurgiram: alguns denunciaram tal liberticídio e levantaram suas vozes e cérebros contra essa terrível realidade; outros foram além, arregaçaram as mangas e se colocaram em marcha, criando novas escolas. Ferrer y Guardia foi um dos que optou pela ação direta e viu seu sonho concretizado. Em sua escola as relações entre mestres e estudantes eram baseadas no apoio mútuo e os novos conhecimentos partiam de uma percepção anarquista do mundo e da natureza.

Para isto, o estudo dogmático será substituído pelo estudo racionalizado das ciências naturais. Ela estimulará, desenvolverá e dirigirá as aptidões próprias de cada aluno, a fim de que, com a totalidade do próprio valor individual, não somente seja um membro útil à sociedade, mas que, como consequência, eleve proporcionalmente o valor da coletividade.

Ela ensinará os verdadeiros deveres sociais, conforme a justa máxima: Não há deveres sem direitos; não há direitos sem deveres.

Em vista do bom êxito que o ensino misto obtém no estrangeiro, e, principalmente, para realizar o propósito da Escola Moderna, encaminhado à preparação de uma humanidade verdadeiramente fraternal, sem categoria de sexos nem classes, serão aceitas crianças de ambos os sexos a partir da idade de cinco anos.

Para completar sua obra, a Escola Moderna será aberta às manhãs dos domingos, consagrando a classe ao estudo dos sofrimentos humanos durante o curso geral da história e à recordação dos homens eminentes nas ciências, nas artes ou nas lutas pelo progresso. A estas classes as famílias dos alunos poderão assistir.

Querendo que o trabalho intelectual da Escola Moderna seja frutífero no futuro, além das condições higiênicas que temos procurado dar ao local e às suas dependências, será estabelecida uma inspeção médica quando da entrada do aluno, cujas observações, se considerado necessário, serão transmitidas à família para os efeitos adequados, e, em breve, uma inspeção periódica, com o objetivo de evitar a propagação de doenças contagiosas durante as horas de convivência escolar.

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A educação orientada pelos interesses da classe dominante e regulada pelas leis do Estado, ontem e hoje, segue sendo a grande castradora da liberdade das crianças. Contra isso muitos se insurgiram: alguns denunciaram tal liberticídio e levantaram suas vozes e cérebros contra essa terrível realidade; outros foram além, arregaçaram as mangas e se colocaram em marcha, criando novas escolas. Ferrer y Guardia foi um dos que optou pela ação direta e viu seu sonho concretizado. Em sua escola as relações entre mestres e estudantes eram baseadas no apoio mútuo e os novos conhecimentos partiam de uma percepção anarquista do mundo e da natureza.

Para isto, o estudo dogmático será substituído pelo estudo racionalizado das ciências naturais. Ela estimulará, desenvolverá e dirigirá as aptidões próprias de cada aluno, a fim de que, com a totalidade do próprio valor individual, não somente seja um membro útil à sociedade, mas que, como consequência, eleve proporcionalmente o valor da coletividade.

Ela ensinará os verdadeiros deveres sociais, conforme a justa máxima: Não há deveres sem direitos; não há direitos sem deveres.

Em vista do bom êxito que o ensino misto obtém no estrangeiro, e, principalmente, para realizar o propósito da Escola Moderna, encaminhado à preparação de uma humanidade verdadeiramente fraternal, sem categoria de sexos nem classes, serão aceitas crianças de ambos os sexos a partir da idade de cinco anos.

Para completar sua obra, a Escola Moderna será aberta às manhãs dos domingos, consagrando a classe ao estudo dos sofrimentos humanos durante o curso geral da história e à recordação dos homens eminentes nas ciências, nas artes ou nas lutas pelo progresso. A estas classes as famílias dos alunos poderão assistir.

Querendo que o trabalho intelectual da Escola Moderna seja frutífero no futuro, além das condições higiênicas que temos procurado dar ao local e às suas dependências, será estabelecida uma inspeção médica quando da entrada do aluno, cujas observações, se considerado necessário, serão transmitidas à família para os efeitos adequados, e, em breve, uma inspeção periódica, com o objetivo de evitar a propagação de doenças contagiosas durante as horas de convivência escolar.

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